4 de abril de 2025
Alerj propõe protocolo nacional para fortalecer a proteção dos direitos
Compartilhe:

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), por meio de sua Procuradora Especial da Mulher, deputada Tia Ju (REP), participou na última segunda-feira (24/03) do V Encontro Nacional de Procuradoras da Mulher. O evento aconteceu no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

A parlamentar, que também é presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), apresentou a proposta de criação de um Protocolo Nacional de Cooperação Interinstitucional entre as procuradorias da mulher, o judiciário, as secretarias estaduais e municipais, e a sociedade civil.

Segundo Tia Ju, o objetivo é articular ações concretas e coordenadas para fortalecer a proteção dos direitos das mulheres em todo país. “Trabalhar em rede é essencial. Precisamos conectar esforços e evitar que as políticas públicas fiquem fragmentadas. O protocolo que propomos servirá como base para fortalecer essa atuação conjunta em nível nacional”, afirmou a parlamentar, que estava acompanhada da deputada Célia Jordão (PL), procuradora-adjunta da Mulher na Alerj.

Durante o painel “Cooperação entre os Órgãos e Trabalho em Rede”, Tia Ju compartilhou as experiências bem-sucedidas na Alerj, como a criação da Sala da Procuradoria da Mulher. O espaço foi inaugurado na última semana e acolhe e realiza um trabalho de escuta ativa dentro do Parlamento fluminense, incluindo audiências públicas para debater temas que envolvem este público, entre eles violência obstétrica e saúde da mulher.

O encontro contou com a presença da Procuradora da Mulher da Câmara, a deputada federal Soraya Santos (PL); da senadora Zenaide Maia (PSD); e de outras autoridades e especialistas que atuam pela garantia de direitos e participação feminina na política e espaços de decisão.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/alerj-propoe-protocolo-nacional-para-fortalecer-a-protecao-dos-direitos-das-mulheres/