28 de fevereiro de 2025
Alerj quer ampliar Disque Prevenção às Drogas para combater dependência
Compartilhe:

O deputado Danniel Librelon (Republicanos), reeleito presidente da Comissão de Prevenção ao Uso de Drogas e Dependentes Químicos em Geral da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), anunciou esta semana que uma das principais ações do seu novo mandato será potencializar o Disque Prevenção às Drogas, serviço que funciona através do número 0800-210-0020.

O objetivo é ampliar o acesso à informação e apoio para pessoas com dificuldades relacionadas ao uso de substâncias psicoativas. O serviço tem como pilares o atendimento e orientação à população, o recebimento de denúncias e o encaminhamento para serviços especializados.

A equipe do Alô Alerj é responsável por registrar as solicitações e gerar um número de protocolo, permitindo o acompanhamento dos casos. O Disque Prevenção não oferece atendimento técnico direto, mas busca articular com órgãos do Executivo, como a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e a Superintendência de Álcool e Drogas, para atender às demandas específicas.

“As drogas se atualizam a cada mês e nós precisamos estar atentos a isso. Criamos, no último biênio, o Disque Prevenção e vamos potencializar a divulgação do 0800 da Casa para que ele seja um canal direto com a sociedade. Entendemos que a prevenção é o melhor caminho, mas também estaremos atentos a possíveis parcerias com a Casa Civil e com as polícias Civil e Militar para que a ressocialização dos usuários seja fortalecida”, afirmou Librelon.

Nos próximos dois anos, a comissão pretende visitar clínicas terapêuticas para entender as demandas e desafios do tratamento de dependentes químicos. Librelon também defendeu o fortalecimento das comunidades terapêuticas no estado, entidades que acolhem pessoas com transtornos decorrentes do uso abusivo de substâncias psicoativas e que necessitam de afastamento para superar a abstinência.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/alerj-quer-ampliar-disque-prevencao-as-drogas-para-combater-dependencia-quimica/