10 de abril de 2025
Deputados da Alerj farão sobrevoo de helicóptero em Imunana-Laranjal
Compartilhe:

Deputados da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) manifestaram solidariedade à juíza Helenice Rangel Gonzaga Martins, titular da 3ª Vara Cível de Campos dos Goytacazes, durante a sessão desta quarta-feira (02).

A magistrada foi alvo de um ataque racista em uma petição do advogado José Francisco Barbosa Abud, que se referiu a ela como uma “magistrada afrodescendente com resquícios de senzala e recalque ou memória celular dos açoites”.

A deputada Tia Ju (Republicanos), Procuradora Especial da Mulher da Alerj, classificou o advogado como “desqualificado” e anunciou que encaminhará uma Moção de Repúdio contra ele.

“Trata-se de um homem desqualificado como advogado. Enquanto procuradora da mulher da Casa, vamos fazer um ato de repúdio. O Tribunal de Justiça já está tomando suas providências, mas nós aqui na Alerj também faremos esse ato”, declarou.

O presidente da Comissão de Combate às Discriminações da Alerj, deputado Professor Josemar (Psol), também prestou solidariedade à juíza e informou que está acompanhando o caso.

O deputado Luiz Paulo (PSD) foi além, defendendo que o advogado seja submetido à Comissão de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e tenha sua carteira cassada.

Tanto a OAB quanto o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) emitiram notas de repúdio ao ataque e iniciaram investigações sobre o caso. A juíza, por sua vez, já acionou criminalmente o advogado.

A manifestação dos deputados da Alerj reforça a pressão por uma punição a Abud, em defesa da magistrada e do combate ao racismo.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/alerj-repudia-ataque-racista-a-juiza-e-cobra-punicao-de-advogado/