18 de setembro de 2024
Compartilhe:

Fundado pelos netos de Cartola e Dona Zica no morro da Mangueira, há 23 anos, o Museu do Samba vai se tornar patrimônio histórico e cultural imaterial do Estado do Rio. A proposta, de autoria da deputada Dani Balbi (PCdoB), foi aprovada em segunda discussão, na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), nesta quarta-feira (10/04).

O local já é reconhecido como centro de referência de documentação e pesquisa do samba, que busca valorizar o gênero musical, o desenvolvimento humano e social da população carente por meio de atividades culturais, exposições, oficinas, cursos, educação patrimonial e geração de acervo.

“Além de toda a importância que tem para a história do samba e do Carnaval, é fundamental ressaltarmos que o museu atua em prol do reconhecimento da contribuição da população negra na construção do patrimônio brasileiro”, destacou a deputada estadual Dani Balbi.

Fundadora do Museu, Nilcemar Nogueira agradeceu a iniciativa da deputada. “Temos um acervo único e um trabalho que visa valorizar a história do samba. Mas precisamos de mais iniciativas como esta da deputada Dani Balbi. É um incentivo ao nosso trabalho”, afirmou Nilcemar.

O texto agora segue para o governador Cláudio Castro, que terá 15 dias para sancioná-lo ou vetá-lo. 

Fonte: https://agendadopoder.com.br/alerj-transforma-museu-do-samba-em-patrimonio-historico-imaterial/