27 de agosto de 2025
Alexandre Knoploch acusa deputada de antissemitismo em debate sobre compra
Compartilhe:

O deputado estadual Alexandre Knoploch (PL) acusou a colega Renata Souza (Psol) de antissemitismo durante sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), nesta quarta-feira (27).

O embate ocorreu em torno do projeto de lei 5.995/25, de autoria da parlamentar, que previa proibir o estado de adquirir equipamentos de segurança de origem israelense. A proposta acabou retirada de pauta a pedido da autora, mas não escapou das críticas de parlamentares presentes.

Antes mesmo da sessão, Knoploch já havia se manifestado nas redes sociais contra o texto. Durante a reunião, reforçou sua posição e afirmou: “É uma aberração contra a diplomacia brasileira. A deputada que apresentou deveria ter vergonha, pois é irracional e preconceituoso, logo ela que tanto fala de preconceito dentro do parlamento”.

Reações contrárias na CCJ

Além de Knoploch, outros parlamentares também se posicionaram contra o projeto. Carlos Minc (PSB) considerou a proposta inconstitucional e declarou: “Se fosse assim, também deveria valer para os Estados Unidos, Irã”. Já Vinicius Cozzolino (União Brasil) classificou a medida como racista.

O presidente da CCJ, Rodrigo Amorim (União Brasil), relator da matéria, manteve o parecer pela inconstitucionalidade. Ele destacou que, caso a proposta volte a ser discutida futuramente, sua posição não será alterada.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/alexandre-knoploch-acusa-deputada-de-antissemitismo-em-debate-sobre-compra-de-equipamentos/