7 de fevereiro de 2025
Alta dos combustíveis está ligada ao dólar e às privatizações
Compartilhe:

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, atribuiu a recente alta dos combustíveis à valorização do dólar e às privatizações realizadas pelo governo de Jair Bolsonaro. Em entrevista à Rádio Cidade, de Caruaru (PE), nesta sexta-feira (7), Haddad afirmou que os aumentos nos preços refletem decisões tomadas pelo governo anterior e defendeu que, apesar da volatilidade, os valores praticados atualmente ainda são inferiores aos registrados há dois anos.

“Depois da eleição do Trump teve uma disparada do dólar. E você sabe que a gente importa gasolina e diesel. Então isso tem reflexo no preço. Agora, de novo, compara com o preço de dois anos atrás. O preço hoje da gasolina e do diesel está mais baixo do que dois anos atrás”, argumentou o ministro.

Haddad também criticou a privatização das refinarias e dos postos de combustíveis da BR Distribuidora, apontando que a venda desses ativos favoreceu a lógica do lucro privado em detrimento do interesse da população. “É óbvio que você tem aumento da produção, ativação das refinarias – as refinarias foram privatizadas pelo Bolsonaro. Você já viu empresário não querer lucrar em cima da população? Quando você privatiza uma refinaria, ela vai gerar lucro para quem comprou. Isso não foi feito pelo governo Lula, foi feito pelo governo anterior”, ressaltou.

O ministro ainda lembrou que a estatal Petrobras perdeu participação direta no mercado de distribuição de combustíveis com a venda da BR. “Você lembra que os postos de gasolina da BR eram da Petrobras. Hoje não são mais. O Bolsonaro vendeu. Então a gente tem que ter clareza de que você não conserta um país que foi destruído em dois anos”, disse.

Mesmo diante dos desafios, Haddad destacou avanços na gestão econômica e reafirmou que os combustíveis estão mais acessíveis do que no período do governo anterior. “Agora, ainda assim, o preço do combustível no posto de gasolina está mais barato do que no Bolsonaro. É só pegar as fotos e as notícias que vocês mesmos deram dois anos atrás. Repito: tem muita coisa para fazer, você não reconstrói um país em dois anos, mas comparando com o que a vida estava há dois anos, acho que o avanço é muito significativo”, concluiu.

Com informações do 247.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/alta-dos-combustiveis-esta-ligada-ao-dolar-e-as-privatizacoes-de-bolsonaro-diz-haddad/