
Na manhã desta quinta-feira (3), Álvaro Damião (União Brasil) assumiu oficialmente o cargo de prefeito de Belo Horizonte, em uma cerimônia realizada no Plenário Amintas de Barros, na Câmara Municipal.
Ele foi recepcionado pelo presidente da Casa, Juliano Lopes (Podemos), e pelos demais membros da Mesa Diretora. O governador Romeu Zema (NOVO) também esteve presente na solenidade.
O jornalista Álvaro Damião (União Brasil) assume a Prefeitura de Belo Horizonte após o falecimento do então prefeito Fuad Noman (PSD). O vice-prefeito já estava no exercício interino do cargo desde o dia 3 de janeiro, quando Fuad Noman foi internado devido a uma insuficiência respiratória aguda.
Durante a cerimônia de posse, Damião se emocionou ao recordar a trajetória que compartilhou ao lado do gestor Fuad Noman. Em seu discurso, o novo prefeito declarou que cada obra ou ação realizada pelo município carregará o legado de Noman.
“Não posso agradecer a toda minha historia, origem e todos vocês e não agradecer aquele que me escolheu para estar aqui. Sem ele eu não estaria aqui. Fuad foi para mim mais que um gestor exemplar, foi um amigo. Foi um mentor, um ser humano que nos deixa saudade, mas nos deixa um norte. Deixou para mim um legado muito grande. Prometo, Fuad, que o senhor jamais vai se decepcionar”, afirmou o novo prefeito empossado.
Já do início da cerimônia, o vereador Juliano Lopes (Podemos) pediu um minuto de silêncio como gesto de respeito ao ex-prefeito Fuad Noman. O parlamentar também desejou sorte à Álvaro Damião e afirmou que o novo mandatário poderá contar com o apoio da Câmara dos Vereadores de Belo Horizonte.
“Desejo muita sorte a você e seus secretários. Pode ter certeza que aqui na Câmara Municipal de Bh temos 41 vereadores que irão contribuir muito para que você possa fazer uma boa gestão na prefeitura de BH. Sorte e sabedoria”, disse.
Quem é Álvaro Damião?
Álvaro Damião Vieira da Paz, de 54 anos, é o filho caçula de uma família de oito irmãos e é amplamente reconhecido por sua trajetória de mais de 30 anos nas áreas de rádio e televisão. Além disso, ele exerceu dois mandatos como vereador em Belo Horizonte.
Durante sua carreira, atuou como repórter e apresentador na Rádio Itatiaia e na TV Alterosa, afiliada do SBT em Minas Gerais, sendo destaque em telejornais e na cobertura de grandes eventos esportivos, tanto nacionais quanto internacionais. Na TV, foi responsável pela apresentação de programas como “Alterosa Agora” e “Bola na Área”.
Em 2014, fundou o Instituto Bacana Demais, no bairro de Concórdia, na Região Nordeste de Belo Horizonte, local onde nasceu e cresceu.
Essa organização sem fins lucrativos oferece gratuitamente diversas atividades e serviços nas áreas de esporte, educação, cidadania, cultura e meio ambiente. De acordo com a instituição, mais de 20 mil pessoas já foram beneficiadas, tanto em Belo Horizonte quanto na Região Metropolitana.
No campo político, foi eleito vereador em 2017 e reeleito em 2020 com quase 13 mil votos. Durante seus mandatos, dedicou-se especialmente à defesa dos direitos das populações em situação de vulnerabilidade social, ao incentivo ao esporte como uma ferramenta de inclusão e ao desenvolvimento de ações voltadas à proteção animal.
“A gente que trabalha em comunicação acaba virando referência para as pessoas. As pessoas recorrem à gente para resolver problemas, e você vai se tornando politico automaticamente, vai indo para esse lado. Eu gosto de buscar solução para o problema das pessoas, então acaba que esse caminho vai se tornando natural”, disse Damião ao g1, em outubro deste ano, ao explicar por que decidiu entrar para a política.
O novo prefeito tem três filhos, Giovanna Damião, Álvaro Damião Júnior e Kaique Oliveira.
Com informações do g1.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/alvaro-damiao-e-empossado-como-novo-prefeito-de-belo-horizonte-apos-morte-de-fuad/