
O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), deputado Rodrigo Amorim (União Brasil), chamou a atenção de parlamentares que registram presença remota, mas não acompanham os debates.
A crítica foi feita durante a sessão ordinária desta quinta-feira (4), enquanto se discutia o projeto de lei 5.189, de autoria do deputado Alexandre Knoploch (PL), que prevê a criação de um ingresso social para ampliar o acesso da população de baixa renda a estádios e ginásios. O texto foi aprovado em primeira discussão.
Divergência sobre projetos semelhantes
Durante a análise, a deputada Célia Jordão (PL), que participava da sessão de forma remota, pediu que o projeto retornasse à CCJ, alegando que já havia uma proposta semelhante apresentada pela deputada Verônica Lima (PT). Pelo Regimento Interno, deve ter prioridade o projeto protocolado primeiro.
Amorim respondeu afirmando que o tema já havia sido discutido com a petista, ausente da sessão, e que a colega de partido, deputada Élika Takimoto, também tinha conhecimento da situação. O presidente da CCJ acrescentou que a decisão final sobre anexação ou coautoria poderia ser tomada na segunda discussão da proposta, quando o texto voltará à comissão.
Apesar da insistência de Célia Jordão, Amorim reiterou que a comissão atua de forma transparente e que não seria necessário devolver o projeto neste momento.
Crítica à ausência
A tensão aumentou quando Amorim questionou a ausência da autora do projeto semelhante. “Quero crer que os deputados que dão presença remota e não aparecem ao menos acompanhem o que é do seu interesse. A deputada Verônica colocou presença, mas acredito que esteja acompanhando. É o mínimo que esperamos. Porque colocar a foto no painel e ficar de forma remota é mole. O projeto não será remetido à CCJ para o acordo já foi estabelecido”, declarou.
Com isso, a proposta de Knoploch segue para a segunda rodada de discussão no plenário, quando poderá ser decidido se haverá fusão ou compartilhamento de autoria com a iniciativa apresentada anteriormente por Verônica Lima.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/amorim-critica-deputados-que-marcam-presenca-remota-e-nao-acompanham-debates-na-alerj/