21 de setembro de 2024
Compartilhe:

Nome indicado pelo presidente Lula para compor a chapa de Eduardo Paes (PSD) à reeleição, o ex-secretário de Assuntos Federativos André Ceciliano afirmou que o Partido dos Trabalhadores (PT) vai manter o apoio ao prefeito do Rio mesmo que ele componha uma chapa “puro-sangue”, com um vice também do PSD. A declaração foi dada ao jornalista Ricardo Bruno, durante a gravação do programa Jogo do Poder, da CNT, que vai ao ar no próximo domingo (14).

“Eu não tenho dúvida que o PT seguirá com o Eduardo e eu também seguirei”, disse o petista, que se desincompatibilizou, em junho, do cargo em Brasília para ficar disponível para candidatura à vice-prefeitura. “Antes da minha saída, em uma conversa com o prefeito Eduardo Paes, o presidente Lula disse que gostaria que eu fosse candidato a vice-prefeito. Eu sou o soldado do meu partido, do meu presidente, então, em determinação do presidente, eu pedi o afastamento”, contextualizou.

Ceciliano alertou, no entanto, que Paes pode perder os votos progressistas ligados às demais siglas que também pleiteiam a vice-prefeitura. “Logicamente, o Partido dos Trabalhadores, o PCdoB, o PDT, têm lideranças que poderão fazer outro caminho. Parte dos votos progressistas podem estar a caminho de outro candidato, mas isso é da política, a gente precisa conversar, dialogar, para manter essa unidade”, disse o petista.

Impacto na eleição de 2026

A composição da chapa de Eduardo Paes joga luz sobre as próximas eleições, de 2026, já que o prefeito pretende concorrer ao governo do Estado. Além disso, Eduardo Paes é tido como um palanque político de Lula na cidade. Questionado pelo jornalista Ricardo Bruno sobre o impacto, em 2026, da composição de uma chapa “puro sangue” do PSD à prefeitura do Rio, Ceciliano reforçou a força de Lula no estado:

“Em 2022, Marcelo Freixo (candidato de Lula ao Governo do Estado) teve 39% dos votos na capital e 29%, no estado inteiro. Foi uma base considerável, nunca houve um candidato ficar em segundo lugar com mais de 25% dos votos e não ir para o segundo turno”, comentou Ceciliano.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/andre-ceciliano-afirma-que-paes-tem-apoio-do-pt-mesmo-com-chapa-puro-sangue/