
O presidente do União Brasil, Antonio Rueda, assumirá a presidência da federação partidária formada entre seu partido e o Progressistas (PP). A aliança, batizada de União Progressista, ainda depende de homologação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o que deve ocorrer até outubro. Rueda deverá permanecer no cargo por quatro anos.
A expectativa é que os dois partidos protocolem a documentação da federação em agosto. Embora a Justiça Eleitoral não tenha um prazo definido para analisar o pedido, integrantes das siglas esperam uma resposta em até dois meses.
De acordo com dirigentes das duas legendas, a função de presidente da federação terá caráter simbólico, já que todas as decisões estratégicas deverão ser compartilhadas com o vice-presidente da União Progressista, Ciro Nogueira, que também preside o PP.
O lançamento oficial da federação aconteceu em abril, mas, até então, não havia um consenso sobre quem lideraria o grupo. Na ocasião, chegou-se a mencionar uma gestão compartilhada entre Rueda e Ciro. Antes disso, o nome do deputado Arthur Lira (PP-AL), ex-presidente da Câmara dos Deputados, chegou a ser cogitado para assumir a presidência da federação, mas a proposta não avançou.
Com a formalização da União Progressista, União Brasil e PP esperam ampliar seu peso político e eleitoral nas eleições municipais de 2024 e na disputa presidencial de 2026, unificando estratégias e fortalecendo a atuação no Congresso.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/antonio-rueda-sera-presidente-da-federacao-entre-uniao-brasil-e-pp-por-quatro-anos/