
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), voltou a descartar uma candidatura à Presidência em 2026 e reforçou que sua prioridade é a reeleição ao governo paulista. Em evento realizado nesta segunda-feira (18) por um fundo de investimentos em um hotel na zona sul de São Paulo, ele afirmou que pretende contribuir para fortalecer um candidato da centro-direita na disputa nacional.
As declarações ocorrem após Tarcísio ser tratado como presidenciável em um encontro com banqueiros no sábado (16), além das críticas recentes do clã Bolsonaro a governadores de direita. O vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) chegou a chamá-los de “ratos” e “oportunistas”.
Durante sua palestra, o governador defendeu a construção de um projeto político unificado como alternativa às políticas do PT.
“Mais importante do que pensar em uma candidatura de centro-direita é pensar em um projeto de país. Qual é a agenda para o Brasil? Quais são os problemas que temos de resolver? Esse é o compromisso da nossa geração com as próximas”, disse.
Em conversa com jornalistas, Tarcísio reiterou que sua prioridade é São Paulo:
“Meu foco é entregar resultados aqui no Estado. Se eu fizer um bom trabalho, isso já vai ajudar o nosso campo político. Meu objetivo agora é apoiar quem será o candidato da centro-direita e contribuir com um projeto de Brasil”.
Apesar da pressão, o governador evitou responder diretamente às críticas dos filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está nos Estados Unidos, também atacou os governadores de direita e disse trabalhar por sanções a autoridades brasileiras em razão do processo no STF contra o ex-presidente.
Nos últimos dias, Tarcísio intensificou sua agenda com empresários do agronegócio e do mercado financeiro, em encontros nos quais tem sido apontado como alternativa presidencial.
As críticas do clã Bolsonaro também atingiram Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais, que no fim de semana anunciou sua pré-candidatura à Presidência. Questionado nesta segunda-feira (18), Zema minimizou a polêmica:
“Nós da direita temos as mesmas propostas, estamos lutando pelos mesmos objetivos. Me solidarizo com a família, que passa por um momento difícil. Até marido e mulher discordam, então o que dizer de partidos diferentes?”, afirmou.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/apos-ataques-de-filhos-de-bolsonaro-tarcisio-afirma-que-vai-disputar-reeleicao-em-sp/