
Com o resultado das eleições internas do PT no Rio de Janeiro consolidado nesta segunda-feira (7), os presidentes eleitos dos diretórios estadual e municipal, Diego Zeidan e Alberes Lima, foram às redes agradecer à militância e projetar os próximos passos do partido. Ambos são ligados ao grupo do prefeito de Maricá, Washington Quaquá, e agora comandarão a legenda em duas frentes decisivas.
O grupo garantiu 53% das cadeiras no diretório estadual, além da presidência, e já mira a reeleição do presidente Lula em 2026. “Foi o maior PED da história”, escreveu Zeidan. “Recebemos mais de 38 mil votos. Vamos juntos pela construção de um PT mais forte nas favelas, nas cidades do interior e que dialogue com todas as forças políticas para eleger nosso candidato Lula”, completou. Ao longo da campanha, ele percorreu o interior do estado mobilizando núcleos de base e levando novos filiados ao partido, caindo no gosto da composição de diferentes diretórios.
Na capital, Alberes Lima venceu a disputa com ampla vantagem e também destacou o alinhamento com o projeto nacional. “Vamos juntos construir um PT mais próximo, mais próspero, e que tenha a visão de que, em 2026, precisamos reeleger o companheiro Lula”, escreveu. O dirigente agradeceu pelos quase 13 mil votos recebidos na capital.
Candidatos do grupo de Lindbergh e Ceciliano, Reimont e Leonel de Esquerda comentam resultado
A vitória do grupo de Quaquá representou um revés para a oposição, que reunia nomes históricos da legenda. Candidato à presidência estadual, o deputado federal Reimont teve o apoio de lideranças como Benedita da Silva, Lindbergh Farias, André Ceciliano, Tainá de Paula e Marina do MST.
Após a derrota, Reimont publicou uma carta aberta agradecendo o apoio da militância e destacando o compromisso com o fortalecimento partidário. Para o deputado, apesar da derrota, o saldo foi positivo. “Confirmou em meu peito a chama do PT militante, democrático e comprometido com as boas lutas e as boas causas. Também porque encontrei gente animada e se animando para o novo ciclo que se avizinha para a reeleição do presidente Lula e a consolidação de nosso projeto popular para o Brasil”, diz parte do texto. O parlamentar também parabenizou Diego Zeidan pela vitória e disse estar inteiramente à disposição do comando regional.
Segundo colocado na disputa municipal, com cerca de 35% dos votos, o vereador Leonel de Esquerda comentou o resultado. “Sempre soubemos que enfrentar a máquina interna do partido seria um grande desafio”, afirmou. “Desejo sorte ao Alberes Lima, que será nosso próximo presidente”, completou.
Leonel também se mostrou alinhado ao foco para o ano que vem. “Se tivemos problemas internos durante o processo da eleição, agora acabou. Vamos debater em prol da eleição do presidente Lula”.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/apos-eleicao-interna-que-cravou-dominio-do-grupo-de-quaqua-pt-do-rio-mira-reeleicao-de-lula/