O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), decidiu suspender as sessões da Câmara após as duas explosões ocorridas no centro de Brasília na noite desta quarta-feira (13) nas proximidades da Casa e do Supremo Tribunal Federal (STF). No Senado, o presidente Rodrigo Pacheco decidiu que não haverá expediente nesta quinta-feira por conta do episódio.
Por decisão do presidente da Câmara, estão suspensas todas as atividades legislativas e administrativas da Câmara dos Deputados até as 12h do dia 14 de novembro de 2024, incluindo sessões plenárias, reuniões de comissões e demais eventos programados.
Em ofício assinado nesta quarta, Lira apontou a “necessidade de garantir a segurança de parlamentares, servidores, colaboradores e visitantes, bem como a integridade do patrimônio público”.
Lira também determinou que os setores responsáveis realizem, com a máxima urgência, “uma avaliação completa dos danos causados e implementem medidas para restabelecer a segurança e a funcionalidade das instalações”.
O presidente da Câmara ainda ordenou que a Polícia Legislativa faça uma investigação detalhada, “a fim de apurar as circunstâncias e responsabilidades envolvidas nos eventos de 13 de novembro de 2024”.
STF vai passar por varredura
Em nota, o STF informou que os prédios do tribunal “passarão por uma varredura completa para verificação de eventuais artefatos na madrugada e manhã desta quinta-feira (14)”.
“O expediente foi suspenso até o meio-dia em todos os prédios, e a situação será reavaliada ao longo da manhã”, informou a assessoria da Corte.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/apos-explosoes-em-brasilia-lira-e-pacheco-suspendem-sessoes/