8 de fevereiro de 2025
Após proposta de idade mínima para aposentadoria de militares, ministro
Compartilhe:

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, comentou nesta terça-feira (17) o projeto de lei que estabelece uma idade mínima de 55 anos para a aposentadoria dos militares. Ele disse que será uma “coisa lenta”, porque a “carreira é muito longa”, mas que os militares vão se “adaptar”.

O governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviou a proposta ao Congresso, que ainda não precisará analisá-la. A aposentadoria militar acontece quando há a passagem da ativa para a reserva remunerada. Hoje, são necessários 35 anos de serviço às Forças Armadas, mas não há idade mínima.

“Isso vai para o plenário e depois vamos nos adaptar”, afirmou Múcio.

Segundo o ministro, “a dificuldade de mexer com esse negócio de aposentadoria de militar é que a promoção de militar é como profissão: se parar um na frente, para tudo atrás”.

Múcio afirmou que será preciso avaliar como será feita a adequação disso para evitar o que ele chamou de “empoçamento”.

“Vão ter alguns postos que vão ficar empoçados em algum lugar: ou muito coronel quando não está precisando, ou muito major ou muito capitão. Isso nós vamos adequar porque tem que ser uma coisa lenta, porque a carreira é muito longa”, disse.

Múcio deu as declarações logo após visitar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em sua casa no Alto de Pinheiros, em São Paulo.

Lula ficou internado do dia 9 ao dia 15 de dezembro no Hospital Sírio-Libanês, quando teve alta. Ele passou por uma cirurgia de emergência para drenar um hematoma na cabeça — ainda em decorrência de uma queda que tinha sofrido no banheiro de casa em outubro.

Com informações do g1.

Leia mais:

Governo envia ao Congresso texto com idade mínima de 55 anos para aposentadoria militar; medida é aprovada por 73% dos brasileiros

Fonte: https://agendadopoder.com.br/apos-proposta-de-idade-minima-para-aposentadoria-de-militares-ministro-da-defesa-diz-que-carreira-e-longa-mas-vamos-nos-adaptar/