
Mesmo aprovada por 51% dos pernambucanos, a governadora Raquel Lyra (PSDB) tem metade das intenções de voto do prefeito de Recife, João Campos (PSB), na disputa eleitoral de 2026. É o que mostra a pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira, há pouco menos de dois anos do pleito.
Enquanto o aliado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 56% das intenções de voto, a atual governadora soma 28%. O ex-ministro bolsonarista Gilson Machado (PL) tem 5%. Outros 3% dos pernambucanos estão indecisos, e 8% responderam que não vão votar ou optaram pelo voto branco/nulo.
A pesquisa mostra que a gestão de Lyra é aprovada por 51% da população e reprovada por 44%. O percentual variou negativamente, dentro da margem de erro de 3 pontos percentuais, em relação ao levantamento anterior, de dezembro, quando a governadora aparecia com 54% e 42%, respectivamente.
Para 52% dos entrevistados, a governadora não merece ser reeleita. Já 44% defendem que ela assuma outro mandato à frente do Palácio das Princesas.
Segundo a Genial/Quaest as áreas em que a gestão Lyra é mais bem avaliada são educação, atração de empresas, e infraestrutura e mobilidade. Já no âmbito da segurança, a avaliação negativa é numericamente superior à positiva.
A Genial/Quaest ouviu presencialmente 1.104 eleitores de Pernambuco entre os dias 19 e 23 de fevereiro. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.
Já de olho em 2026 quando Lyra será candidata à reeleição e Campos seu oponente, os dois políticos se comportam enquanto adversários.
Segundo interlocutores do Palácio das Princesas, Lyra entrou no jogo de Campos desde o ano passado, respondendo às provocações dele, que já mostrava o interesse de disputar o governo do estado.
Além disso, Campos tem dificultado a relação de Lyra com a Assembleia Legislativa. Quando Raquel Lyra foi eleita, ele já havia feito um acordo com o presidente da Casa, Álvaro Porto (PSDB), por cargos na Mesa Diretora.
Em contrapartida, Lyra tem atrapalhado o prefeito em sua relação local com o PT, que tem mágoas em relação a Campos. O partido queria a vaga de vice na chapa à reeleição e terminou preterido por Victor Marques (PCdoB), ex-assessor do prefeito.
Com informações de O Globo
Fonte: https://agendadopoder.com.br/aprovada-por-51-dos-pernambucanos-raquel-lyra-tem-metade-das-intencoes-de-voto-de-joao-campos-para-2026-diz-pesquisa/