15 de abril de 2025
Deputados da Alerj farão sobrevoo de helicóptero em Imunana-Laranjal
Compartilhe:

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou em segunda discussão, nesta terça-feira (15/04), o Projeto de Lei 1.964/23, de autoria da deputada Carla Machado (PT), que autoriza o governo a instituir um programa de promoção e desenvolvimento de circuitos de turismo religioso, denominado “Rotas do Sagrado”.

O texto define turismo religioso como o conjunto de atividades turísticas motivadas pela busca espiritual e pela prática religiosa em locais e eventos ligados a religiões institucionalizadas, respeitando a diversidade étnica e de crenças. Os futuros circuitos serão formados por locais já declarados de interesse turístico ou como patrimônio cultural e histórico do estado.

A iniciativa tem como princípios o respeito ao pluralismo, a preservação do patrimônio cultural e ambiental e a busca pela equidade regional. Um dos principais focos do programa é incentivar os municípios fluminenses a revitalizar e valorizar suas festividades religiosas tradicionais, reconhecendo seu potencial turístico.

O “Rotas do Sagrado” poderá abranger diversas ações, como o levantamento e catalogação de atrativos e eventos religiosos com potencial turístico em todo o estado; a criação de novas rotas de turismo e o fortalecimento das já existentes; a divulgação desses circuitos e sua programação para órgãos públicos e a sociedade civil; a inclusão dos eventos religiosos no Calendário Oficial de Eventos do Estado; e o fomento da cooperação e integração entre os municípios que integram os circuitos turísticos.

A deputada Carla Machado destacou que a medida está alinhada com a Lei 9.811/22, que instituiu a Política Estadual de Turismo. Segundo a parlamentar, um dos objetivos centrais da proposta é impulsionar o turismo no interior do estado.

“A lei em vigor determina a criação, a consolidação e a difusão de produtos, roteiros, serviços e destinos turísticos do Estado, com vistas a atrair turistas e a otimizar os fluxos entre as diversas unidades regionais, promovendo a interiorização”, explicou.

A aprovação do projeto na Alerj abre a possibilidade de o Rio de Janeiro desenvolver um novo nicho turístico, explorando a riqueza cultural e religiosa de seus municípios. O texto segue para análise do governador Cláudio Castro, que tem 15 dias para vetar ou sancionar a proposta.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/aprovado-projeto-que-pode-impulsionar-o-turismo-religioso-no-rio-de-janeiro/