O presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta segunda-feira (15) que a investigação que mira o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ) é “grave”, mas sinalizou que ele não deve sofrer punição pela Casa Legislativa. Ex-chefe da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Ramagem é investigado em inquérito que apura um esquema de espionagem ilegal de autoridades. Entre os alvos do monitoramento estava o próprio presidente da Câmara.
De acordo com Lira, como as ações investigadas aconteceram antes de ele assumir como deputado federal, a Câmara não seria o local correto para julgar o processo, cabendo ao Poder Judiciário cuidar do caso.
– Tem uma coisa que tem que ser analisada no decoro parlamentar, nenhum fato anterior ao da legislatura pode ser julgado no Conselho de Ética. Foi assim com o deputado Janones, no caso que foi muito explorado na mídia, ele foi absolvido no Conselho porque, se aconteceu ou não, foi no mandato anterior a esse mandato. A gente tem que ter cuidado com o que preconiza nosso regimento em detrimento de tudo que aconteceu – declarou.
Com informações de O Globo.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/arthur-lira-afirma-que-caso-ramagem-e-grave-mas-nao-acredita-em-punicao-pelo-conselho-de-etica-da-camara/