24 de outubro de 2024
Atual vice-prefeito do Rio, Nilton Caldeira deixa o PL e
Compartilhe:

Nilton Caldeira, atual vice-prefeito do Rio, se desfiliou nesta quinta-feira (24) do PL. Caldeira ainda não decidiu qual será seu novo partido. Um dos possíveis destinos é o PSD, partido do prefeito reeleito Eduardo Paes, que terá outro vice no próximo mandato.

Caldeira concorreu neste ano a vereador no Rio pelo PL, teve cerca de 5,2 mil votos e não se elegeu. Nos bastidores, circula que o atual vice-prefeito teve divergências com o partido envolvendo o apoio à sua campanha. A desfiliação de Caldeira foi noticiada primeiramente pelo jornal Correio da Manhã.

Ele afirmou ao jornal que o PSD de Paes “pode ser, sim” o seu destino, que ainda está indefinido. De acordo com o deputado federal Pedro Paulo (PSD-RJ), presidente do diretório estadual do PSD no Rio, Paes convidou Caldeira a se filiar à sigla.

Prefeito e vice tiveram alguns entreveros ao longo do mandato, especialmente depois de o governador Cláudio Castro e o então presidente Jair Bolsonaro, adversários políticos de Paes, terem migrado para o PL em 2021.

Durante o Carnaval de 2022, Paes chegou a excluir Caldeira do grupo de WhatsApp que reunia os secretários da prefeitura. À época, Caldeira reagiu afirmando que, a partir daquele momento, “não ia combinar” mais nada com Paes quando o prefeito tivesse que se ausentar da cidade e que tocaria a gestão da prefeitura como bem entendesse.

Posteriormente, Paes admitiu ter cometido uma “indelicadeza”, pediu desculpas a Caldeira e os dois recompuseram a relação. Paes havia escolhido Caldeira como vice em sua chapa na eleição de 2020 em uma costura para atrair o PL à coligação.

Caldeira foi um dos fundadores do PL, na década de 1980, junto ao ex-deputado fluminense Álvaro Valle, que presidiu a sigla até sua morte, em janeiro de 2000 – quando o comando do partido passou a Valdemar Costa Neto. Após a morte de Valle, Caldeira passou por outros quatro partidos e retornou ao PL em 2018.

Neste ano, Paes tirou Caldeira da chapa e concorreu à reeleição com um aliado mais próximo, o deputado estadual Eduardo Cavaliere (PSD), como candidato a vice. Cavaliere assumirá a vice-prefeitura a partir de janeiro de 2025.

Com informações de O Globo.  

Fonte: https://agendadopoder.com.br/atual-vice-prefeito-do-rio-nilton-caldeira-deixa-o-pl-e-e-convidado-por-eduardo-paes-a-se-filiar-ao-psd/