
A anistia aos presos do 8 de janeiro é tema da audiência pública promovida nesta segunda-feira (11), às 18h30, no plenário da Câmara do Rio, sob o título “Rio de Janeiro contra a censura”. O encontro acontece pela Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e é organizado pelo vereador Rafael Satiê (PL), vice-presidente do colegiado. O parlamentar é conhecido por suas defesas ao ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Pedro Ernesto, inclusive tendo promovido um protesto contra o ministro Alexandre de Moraes em frente à sede do legislativo na última semana.
Entre os temas que devem ser abordados estão as decisões judiciais relacionadas aos investigados, pedidos de anistia e críticas a supostos casos de censura. O encontro ocorre em meio a um cenário de embates envolvendo investigados pelos atos e autoridades do Judiciário — além da prisão domiciliar e das restrições impostas a Jair Bolsonaro em decorrência das ações diretas e indiretas ligadas à tentativa de golpe. O assunto segue polarizando a cena política e gerando manifestações.
Para Satiê, levar o debate ao Legislativo carioca é dar voz à indignação conservadora quanto ao que entende como censura — termo defendido por apoiadores do ex-mandatário em relação às sanções impostas pela Justiça. “Reunimos lideranças de todo o Brasil para deixar claro: não aceitaremos censura nem perseguição política. O Rio de Janeiro vai falar alto e claro”, explica o parlamentar.
A expectativa é que o Partido Liberal baixe em peso na Casa. Entre os nomes convidados estão os deputados federais Alexandre Ramagem (PL-RJ), Carlos Jordy (PL-RJ), Hélio Lopes (PL-RJ), Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) e o estadual Alan Lopes (PL).
Fonte: https://agendadopoder.com.br/audiencia-na-camara-do-rio-reune-aliados-de-bolsonaro-em-defesa-de-anistia-aos-presos-do-8-de-janeiro/