
Uma das ausências mais notadas na cerimônia de sanção do Estatuto das Blitzes (Lei 10.900/2025), realizada nesta quarta-feira no Palácio Guanabara, foi a do presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, deputado Rodrigo Bacellar (União Brasil).
Apesar de ter sido convidado oficialmente, o chefe do Legislativo estadual não compareceu ao evento, fazendo aumentar as especulações sobre o rompimento político entre ele e o governador Cláudio Castro.
A cerimônia, que marcou a sanção de uma das leis mais aguardadas pela base governista – em especial os deputados da “tropa de choque” de Bacellar, Alan Lopes e Filippe Poubel, ambos do PL, e Rodrigo Amorim (União Brasil) – aconteceu sem a presença de um de seus principais articuladores. Foi Bacellar o responsável por encaminhar o texto à Alerj enquanto ocupava o cargo de governador em exercício.
Exoneração de secretário iniciou a crise
A relação entre Castro e Bacellar estaria estremecida desde o início de julho, quando o presidente da Alerj, também no exercício do governo, exonerou o então secretário estadual de Transporte, Washington Reis. Desde então, segundo bastidores, os dois não estariam mais se falando diretamente.
A decisão de Bacellar causou incômodo no Palácio Guanabara, expôs um racha na base aliada e incomodou a família Bolsonaro, abrindo uma crise política com reflexos ainda sentidos.
O evento desta quarta-feira, considerado estratégico para o Executivo estadual, seria uma oportunidade de demonstração de unidade, o que acabou não se concretizando com a ausência do parlamentar.
Exoneração no Detro
Outro fato relevante do dia foi a exoneração de Leonardo de Lima Matias da presidência do Departamento de Transportes Rodoviários do Rio de Janeiro (Detro-RJ), confirmada horas antes da cerimônia. Matias era um dos nomes que vinham sendo alvo de críticas de deputados estaduais.
Em maio de 2023, durante depoimento à CPI dos Serviços Delegados da Alerj, ele declarou que havia sido indicado ao cargo pelo deputado Rosenverg Reis (MDB), irmão do ex-secretário.
A exoneração ocorre em meio ao acirramento de tensões entre o Legislativo e o Executivo e é vista como uma tentativa do governo de conter as insatisfações parlamentares.
A nova legislação sancionada por Castro estabelece regras para a realização de blitzes de fiscalização de trânsito em todo o estado, proibindo, por exemplo, operações em horários de pico e exigindo a identificação dos agentes envolvidos.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/ausencia-de-bacellar-em-evento-com-castro-amplia-rumores-de-crise-politica/