A bancada federal do PSOL anunciou nesta sexta-feira (20) que irá acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a imediata libertação do deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) e dos estudantes detidos na reintegração de posse da UERJ. Todos foram levados para a Cidade da Polícia.
A Bancada do PSOL divulgou uma nota repudiando a ação da PM de reintegração de posse da reitoria da UERJ, classificado pelo partido como ato “arbitrário”.
“A inconstitucionalidade da detenção do deputado Glauber Braga é explícita e tomaremos as medidas necessárias para garantir o livre exercício do mandato parlamentar, a integridade física, a liberdade de manifestação e contra o abuso policial a todas as instâncias e poderes cabíveis”, diz um trecho do comunicado.
A bancada do PSOL prometeu acionar o STF por conta da “violação da imunidade parlamentar”, e também o Superior Tribunal de Justiça para denunciar a ação da PM, autorizada pelo governador Cláudio Castro (PL).
O partido também pretende notificar o Ministério da Educação “para que não se repitam os episódios de truculência vistos na data de hoje”.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/bancada-federal-do-psol-promete-acionar-o-stf-pela-libertacao-de-glauber-braga/