23 de novembro de 2024
Banqueiro André Esteves, do Pactual, afirma que Tarcísio é unanimidade
Compartilhe:

O presidente do BTG Pactual, André Esteves, apontou nesta quinta-feira, em análise sobre o cenário eleitoral de 2026, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, como uma das principais forças políticas nas próximas eleições presidenciais, de acordo com informações do Brazil Journal.

Durante uma conversa com investidores em Nova York, Esteves afirmou que “não há chance de Tarcísio não ser candidato”, ressaltando que o governador é visto como unanimidade pelas elites econômicas do país, o chamado “PIB”.

Segundo o banqueiro, o cenário econômico e político atual favorece Tarcísio, que está ciente de que “sua oportunidade é agora”.

Esteves acredita que o setor empresarial dará um forte apoio a sua candidatura, consolidando-o como um nome de destaque na disputa presidencial, principalmente se a esquerda não conseguir se reestruturar a tempo.

Para ele, uma eventual candidatura de Jair Bolsonaro – hoje inelegível – seria “muito confusa institucionalmente” e acabaria favorecendo a vitória de uma esquerda “não modernizada”.

Esteves também sugeriu que o otimismo do mercado se estenderia ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, caso ele se comprometa com uma agenda de equilíbrio fiscal.

Entretanto, ele acredita que a candidatura à reeleição do presidente Lula ainda é uma questão em aberto. “Aos 81 anos, recomeçar um ciclo não é óbvio”, comentou o banqueiro, acrescentando que, embora haja pressão para que Lula se candidate novamente, Haddad surge como a alternativa mais evidente caso o presidente decida não concorrer.

O banqueiro também brincou com a ideia de um confronto direto entre Haddad e Tarcísio em 2026, afirmando que, em um cenário como esse, ele tiraria “três semanas e iria para a Itália”, prevendo um período de muita volatilidade nos mercados.

Com informações do 247.  

Fonte: https://agendadopoder.com.br/banqueiro-andre-esteves-do-pactual-afirma-que-tarcisio-e-unanimidade-entre-o-pib-brasileiro-para-as-eleicoes-de-2026/