
Deputados da base governista se reuniram nesta quinta-feira (21) em torno do presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar (União Brasil), em um almoço no restaurante Albamar, no Centro da cidade. O encontro ocorreu em clima de confraternização, mas teve como aperitivo a crise política entre Bacellar e o governador Cláudio Castro (PL).
Um dos parlamentares presentes descreveu o encontro como uma “confraternização para mostrar unidade junto ao presidente”. Ele admitiu que a tensão precisa ser superada, mas destacou que o gesto deveria partir do governador. “Não adianta partir para o confronto porque todos estão unidos junto a Bacellar”, afirmou.
Entre o episódio mais recente, disse ele, está a cerimônia de entrega de 25 novas viaturas ao Batalhão de Policiamento em Vias Especiais (BPVE), em Nilópolis, na Baixada Fluminense, nesta quinta-feira (21).
O evento contou com a presença do secretário estadual de Polícia Militar, coronel Marcelo Menezes, que tem sido criticado por deputados por suposta campanha antecipada a uma vaga na Alerj em 2026.
Segundo o integrante da base, no discurso da solenidade Castro teria afirmado que “quem é contra o coronel, é contra ele”. Ele lembrou ainda que Castro deve enfrentar obstáculos em sua pretensão de disputar o Senado em 2026.
“Para disputar o Senado, ele precisa estar elegível. Para isso, vai precisar aprovar as contas de 2025 junto ao TCE (Tribunal de Contas do Estado), e criticando o tribunal como fez o que você acha que vai acontecer? Depois isso tem que passar pelo plenário da Casa. Está na hora de calçar a sandália da humildade e negociar, pois não tem condições de brigar com a Alerj”, disse.
Amplo apoio no almoço
O encontro contou com presenças de diferentes alas políticas, incluindo até o deputado Yuri Moura (Psol). Estiveram presentes a chamada “tropa de choque” do presidente da Alerj, como Alan Lopes (PL), Filippe Poubel (PL) e Rodrigo Amorim (União Brasil).
Também participaram Chico Machado (Solidariedade), Alexandre Knoploch (PL), Marcelo Dino (União Brasil), Renan Jordy (PL), Júlio Rocha (Agir), Dr. Pedro Ricardo (PP), Elton Cristo (PP), Chiquinho da Mangueira (Solidariedade), Val Ceasa (PRD) e TH Joias (MDB).
O secretário estadual de Governo, André Moura, marcou presença, assim como o ex-prefeito de Mesquita Jorge Miranda, reforçando o gesto de apoio político a Bacellar em meio ao impasse com o Palácio Guanabara.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/base-da-alerj-da-nova-demonstracao-de-apoio-a-bacellar-em-almoco-no-albamar/