19 de dezembro de 2024
Base do governo no Senado já considera possibilidade de aprovação
Compartilhe:

A base do governo no Senado Federal já considera a possibilidade de que a votação da Lei Orçamentária Anual (LOA) seja adiada para fevereiro do próximo ano, quando as duas Casas do Congresso Nacional estarão sob nova liderança.

A aprovação do Orçamento depende da definição do novo valor do salário mínimo, que está sendo discutido em um dos projetos do pacote de cortes de gastos ainda em tramitação na Câmara dos Deputados. Atualmente, a previsão é de que o salário mínimo para o próximo ano seja de R$ 1.528, mas o projeto do governo propõe um valor reduzido de R$ 1.518.

Mesmo que o Senado conclua a votação do pacote fiscal do governo até sexta-feira, como prevê o presidente Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o prazo seria insuficiente para fechar e analisar o relatório da LOA. O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), reconheceu a dificuldade devido ao prazo curto para essa tarefa.

— O governo não quer deixar para o ano que vem. Mas hoje estou achando que tem 50% de chance de votar antes do recesso e 50% de chance de votar em fevereiro. Não sei se terá tempo. Mas também não é uma sangria desatada — afirmou.

Wagner explicou que com a LDO aprovado pelo Congresso, a situação do governo fica um pouco mais confortável.

Rodrigo Pacheco, porém, tem insistido que a LOA será finalizada antes do recesso parlamentar e cogita abrir sessão do Congresso Nacional no sábado para debater a matéria.

Com informações de O Globo.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/base-do-governo-no-senado-ja-considera-possibilidade-de-aprovacao-do-orcamento-ser-adiada-para-fevereiro/