2 de abril de 2025
Deputados da Alerj farão sobrevoo de helicóptero em Imunana-Laranjal
Compartilhe:

Falecido em 2024, o cartunista Ziraldo virou inspiração para nome de biblioteca estadual. A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou em primeira discussão, nesta terça-feira (01/04), o Projeto de Lei 3.423/24, que propõe alterar a nomenclatura da Biblioteca Pública Parque Estadual para Biblioteca Estadual Ziraldo Alves Pinto. A homenagem ao cartunista e escritor busca reconhecer sua importância para a cultura brasileira.

Ziraldo, nascido em Caratinga (MG) em 1932, mudou-se para o Rio de Janeiro aos 16 anos, onde iniciou sua carreira como ilustrador. Foi um dos pioneiros das revistas em quadrinhos no Brasil, com a criação da Turma do Pererê em 1960, e é amplamente conhecido por suas obras infantis, como “Flicts” e “O Menino Maluquinho”.

O deputado Vitor Júnior, autor do projeto, justificou a proposta destacando a “genialidade e criatividade” de Ziraldo, que “permeiam o imaginário infantil de várias gerações” e a relevância de sua obra como “clássico e parte do cânone cultural do Brasil”.

A Biblioteca Estadual Ziraldo Alves Pinto, caso o projeto seja aprovado em todas as etapas, estará localizada na Avenida Presidente Vargas, 1.261, no Centro do Rio de Janeiro. O texto terá que passar por mais uma votação em plenário.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/biblioteca-parque-podera-receber-o-nome-de-ziraldo/