22 de julho de 2025
Hugo Motta pauta para esta quarta-feira projeto que revoga aumento
Compartilhe:

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), tornou-se o novo alvo de insatisfação entre lideranças bolsonaristas, que já falam nos bastidores sobre a possibilidade de pedir ao governo dos Estados Unidos a revogação de seu visto, a exemplo do que ocorreu com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). A informação foi publicada pelo colunista Igor Gadelha, do portal Metrópoles.

O incômodo teve início com a suposta promessa de Motta de pautar, antes do recesso parlamentar, o projeto de anistia aos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. A proposta, amplamente defendida por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), não foi levada ao plenário. Apesar de nunca ter confirmado esse compromisso publicamente, Motta passou a ser criticado por lideranças da direita.

Nos últimos dias, a tensão aumentou após Motta recusar o pedido da oposição para suspender o recesso legislativo de julho. A solicitação foi motivada pelas medidas cautelares impostas pelo STF a Bolsonaro, como o uso de tornozeleira eletrônica e a proibição de utilizar redes sociais.

Uma liderança bolsonarista próxima ao deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), em tom irônico, criticou a postura de Motta:

— O Hugo não foi subserviente aos acordos com PL. Agora, quem sabe será ao Trump? Até porque ele não teve o visto suspenso ainda.

Mesmo com a resistência do presidente da Câmara, deputados do PL decidiram agir por conta própria. Na segunda-feira (21), convocaram sessões de duas comissões permanentes da Casa, ambas presididas por parlamentares ligados ao bolsonarismo.

Na Comissão de Segurança Pública, a intenção é aprovar uma moção de solidariedade a Jair Bolsonaro, sob a alegação de que o ex-presidente estaria sendo vítima de “perseguição política”. Já na Comissão de Relações Exteriores, estão previstas duas votações: uma moção de repúdio às decisões do STF contra Bolsonaro e outra de louvor ao ex-mandatário.

O líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), afirmou que fez questão de avisar Motta com antecedência sobre a movimentação:

— Falei com ele (Motta) no sábado. Só comuniquei nossas decisões. Ele ouviu e agradeceu a comunicação — disse o deputado à reportagem.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/bolsonaristas-ameacam-pedir-revogacao-do-visto-de-hugo-motta-a-trump/