O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta sexta-feira não ter tempo para ler livros e que se informa por mensagens no aplicativo WhatsApp. Bolsonaro disse que, em vez de obras, prefere dedicar seus dias a outras leituras, como os acordos comerciais entre China e Brasil. A declaração foi dada nesta manhã, em entrevista à Rádio Bandeirantes de Goiânia.
Bolsonaro foi questionado sobre qual foi o último livro que teria lido.
— Livro eu não leio mais, não dá, não tenho tempo. Sou sincero. Eu tenho rede de Zap (WhatsApp) e informações. A China assinou com o Brasil 37 acordos. Esses eu tenho que ler, não dá para ler romance mais. Estou com 69 anos, acabei de ler 500 e poucas páginas: relatório do Congresso americano sobre Covid e vacina — respondeu.
Ainda na seara cultural, Bolsonaro também disse não assistir a filmes:
— Não dá. Só vejo futebol.
Ao comentar a indicação de “Ainda estou aqui”, de Walter Salles, como “Melhor filme” no Oscar, Bolsonaro não fez críticas ao enredo, que aborda o desaparecimento do ex-deputado Rubens Paiva pela ditadura militar, mas disse que a história de militares executados também deveria ser retratada.
— Por que Rubens Paiva? Essa família tem uma fazenda em Eldorado Paulista, minha cidade. Era uma família bem de vida, passavam férias lá. Em 8 de maio de 1970, quando [Carlos] Lamarca [guerrilheiro] passou pela cidade, o tenente Alberto Mendes Júnior foi executado a coronhadas (…) Contar história da ditadura militar, tudo bem, mas conte os dois lados. Teve excesso? Teve excesso.
Neste momento, o ex-presidente fez uma comparação entre os excessos da ditadura militar e as prisões dos envolvidos nos ataques antidemocráticos do 8 de janeiro de 2023.
— Agora a gente luta pela anistia das pessoas condenadas com a Bíblia debaixo do braço e com a bandeira nas costas — disse.
Também na entrevista, ao ser questionado se tomaria vinho com seu adversário, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Bolsonaro negou e respondeu que prefere beber o refrigerante Coca-Cola.
Com informações de O Globo
Fonte: https://agendadopoder.com.br/bolsonaro-afirma-nao-ter-tempo-para-ler-livros-nao-assiste-a-filmes-so-ve-futebol-e-diz-que-se-informa-pelo-zap/