
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) publicou nesta quinta-feira (17) um vídeo em que responde à carta enviada por Donald Trump. O conteúdo da mensagem foi divulgado pelo norte-americano em sua rede Truth Social e carrega o selo da Casa Branca.
Na publicação, Trump afirma que Bolsonaro está sendo alvo de um sistema de Justiça e pede o fim imediato do processo que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF). Ele também critica medidas do governo brasileiro, alegando ataques à liberdade de expressão e censura.
Durante a gravação, Bolsonaro lê uma carta de agradecimento:
“Prezado presidente Donald Trump, recebi com alegria a sua carta dirigida à minha pessoa (sic), demonstrando sua preocupação com a liberdade de expressão. Também agradeço pela atenção em relação ao meu julgamento. Estou sendo acusado de um golpe ocorrido em um domingo, sem tropas, sem armas, e com a minha presença nos Estados Unidos — algo incrível (sic), um crime inexistente.”
O ex-presidente ainda afirmou que está sendo excluído do processo político e que a ausência de oposição caracteriza um golpe. Ao final, leu o trecho final da carta de Trump:
“É minha esperança que o governo do Brasil mude de rumo, pare de atacar opositores e acabe com esse regime de censura. Estarei observando.”
Bolsonaro concluiu a gravação agradecendo o ex-presidente dos EUA e afirmou manter “gratidão”.
Acusações no STF
Bolsonaro responde a uma ação penal no STF por tentativa de golpe, abolição do Estado Democrático de Direito e organização criminosa. A Procuradoria-Geral da República (PGR) já apresentou suas alegações finais, nas quais pede a condenação do ex-presidente.
Segundo a PGR, Bolsonaro liderou um grupo responsável por deslegitimar as eleições, incentivar ataques a instituições e propor medidas para prolongar sua permanência no poder.
Na carta, Trump também menciona as tarifas impostas recentemente pelos Estados Unidos ao Brasil, alegando preocupações com a democracia e o sistema judiciário do país.
Veja o vídeo:
Fonte: https://agendadopoder.com.br/bolsonaro-agradece-trump-em-video-por-apoio-apos-divulgacao-de-carta-nas-redes-sociais/