1 de outubro de 2024
Compartilhe:

A pesquisa Quaest desta segunda-feira foi vista por integrantes do PL como um sinal de que a aposta de Jair Bolsonaro para a eleição no Rio de Janeiro pode se concretizar, informa a coluna de Bela Megale, no jornal O GLOBO.

O levantamento mostra que o candidato do ex-presidente, Alexandre Ramagem (PL), cresceu dois pontos e chegou a 20% das intenções de voto, enquanto o prefeito Eduardo Paes (PSD) caiu quatro pontos e atingiu o patamar de 53%.

Bolsonaro avalia que o eleitor de direita só decide seu voto na semana final da eleição. Focado nisso, o capitão intensificará agendas com Ramagem nos próximos dias. Além disso, o ex-presidente faz a leitura de que as pesquisas não captam o voto de direita e cita o ex-governador Wilson Witzel como exemplo — que surpreendeu ao ir para o segundo turno e vencer as eleições em 2018, a despeito do que diziam os levantamentos.

Dados internos da campanha de Ramagem apontam que 15% dos eleitores de Bolsonaro estariam votando em Paes. A aposta é que o reforço da imagem do capitão com o candidato possa atrair a maior parte desse grupo, para tentar levar a disputa para um segundo turno. No cenário atual, porém, Paes venceria no primeiro turno.

A expectativa na campanha de Ramagem gira em torno do Datafolha de sexta-feira (4), o último levantamento antes da eleição. Para eles, a resposta sobre a tese de Bolsonaro de que seu pupilo vai alavancar na reta final virá neste levantamento.

O fato é que os números ainda têm sido um banho de água fria para a campanha do PL no Rio. A aposta é que Ramagem estivesse com ao menos com 25% das intenções de voto em setembro, o que não ocorreu.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/bolsonaro-aposta-em-segundo-turno-no-rio-apos-crescimento-de-ramagem-nas-ultimas-pesquisas/