O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estuda reforçar sua defesa no inquérito que apura a tentativa de golpe de Estado em janeiro de 2023. Segundo Andréia Sadi, em seu blog no g1, ele autorizou consultas ao advogado Celso Vilardi, renomado criminalista com trânsito no Supremo Tribunal Federal (STF). Vilardi avalia a possibilidade de integrar a equipe liderada atualmente por Paulo da Cunha Bueno, mas não como substituto, e sim como um reforço estratégico.
A escolha de Vilardi, segundo fontes próximas ao caso, segue o mesmo perfil adotado pelo general Walter Braga Netto, que contratou José Luiz Oliveira Lima, um dos criminalistas mais respeitados do país. Reconhecido pela sua habilidade técnica e relacionamento institucional, Vilardi é conhecido por sua postura equilibrada e por ter conquistado a confiança da Corte, à qual já teceu elogios públicos.
Sobre os ataques de 8 de janeiro, Vilardi já declarou que o episódio “não foi um domingo no parque”, repetindo a expressão utilizada pelo ministro Gilmar Mendes para descrever a gravidade dos atos golpistas. A consulta ao advogado é vista como uma tentativa de Bolsonaro de melhorar sua defesa em um processo que envolve alta complexidade e julgamento político.
O movimento ocorre enquanto o STF mantém a análise rigorosa sobre os envolvidos no episódio, aumentando a necessidade de uma defesa técnica capaz de dialogar com a Corte e buscar estratégias para enfrentar as acusações.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/bolsonaro-busca-reforcar-defesa-no-stf-com-criminalista-que-tem-transito-na-corte/