20 de setembro de 2024
Compartilhe:

Em um discurso durante a Agrishow  nesta segunda-feira (29), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sinalizou seu apoio ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), nas eleições presidenciais de 2026. Bolsonaro disse que é “muito difícil” encontrar alguém tão bom como Tarcísio, que foi seu ministro de Infraestrutura, e afirmou que seus seguidores podem ficar tranquilos em relação ao futuro porque “plantamos sementes”.

Bolsonaro foi punido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por causa do encontro com embaixadores em que atacou o sistema eleitoral do país, e está inelegível por oito anos.

Acompanhado de políticos como o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e outros apoiadores, Bolsonaro continuou a enaltecer Tarcísio, elogiando suas realizações como ministro, especificamente a pavimentação da BR-163 e a inauguração de trechos da Ferrovia Norte-Sul como exemplos de sucesso.

— A dificuldade que eu tenho de falar depois do Tarcísio, que é uma pessoa fantástica e que está se dedicando àquilo que se propôs: governar o estado de São Paulo. Ouso dizer que podemos ter alguém igual a ele no futuro, melhor, é muito difícil — disse Bolsonaro.

Em seguida, criticou a atual equipe ministerial:

— É uma responsabilidade muito grande ser ministro ou ser secretário. E fizeram o seu papel. Hoje em dia, duvido quem lembra do nome de cinco ministros do atual governo, não sabe por questões óbvias: falta de qualificação ou mínimo de moral para estar à frente de um cargo tão importante. Mas vamos em frente, nós acreditamos em vocês, nós acreditamos no Brasil. E se eu não voltar um dia, fiquem tranquilos, plantamos sementes ao longo desses nossos quatro anos que descobriram também com capacidade para levar avante esse grande país chamado Brasil — falou, sob gritos de “volta, Bolsonaro” e “mito, mito”.

Bolsonaro também aproveitou a oportunidade para elogiar outros membros de seu governo, como a ex-ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, e o ex-secretário nacional de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif, enquanto criticava a atual composição ministerial do governo Lula.

O ex-presidente fez referência ao coronel da Polícia Militar da reserva Ricardo Mello Araújo, elogiando seu trabalho na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) durante sua gestão. Bolsonaro destacou os esforços do coronel em resolver questões complexas, incluindo casos de corrupção.

Por sua vez, Tarcísio expressou seu respeito e gratidão pelo ex-presidente, reconhecendo seus feitos em meio a desafios como o desastre de Brumadinho, a crise do Covid-19 e a crise hídrica, além de destacar as reformas aprovadas durante seu governo.

Com informações de O Globo

Fonte: https://agendadopoder.com.br/bolsonaro-elogia-tarcisio-e-sinaliza-apoio-ao-governador-de-sao-paulo-nas-proximas-eleicoes-presidenciais/