22 de agosto de 2025
Bolsonaro redigiu rascunho de pedido de asilo político na Argentina
Compartilhe:

A Polícia Federal encontrou no celular do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) um rascunho de pedido de asilo político dirigido ao presidente da Argentina, Javier Milei. No documento, Bolsonaro solicitava urgência na apreciação e afirmava temer por sua prisão “iminente”, além de alegar perseguição política no Brasil.

O material, segundo a PF, foi elaborado em fevereiro de 2024 e tem 33 páginas. Embora não haja assinatura física de Bolsonaro, os metadados mostram que o arquivo foi criado por um usuário identificado como “Fernanda Bolsonaro”, que, segundo o relatório, pode ser Fernanda Antunes Figueira Bolsonaro, esposa do senador Flávio Bolsonaro.

Defesa alega que pedido foi apenas uma sugestão

A defesa de Jair Bolsonaro afirmou que o ex-presidente recebeu a proposta de fazer o pedido de asilo, mas decidiu não levá-la adiante. Apesar disso, os investigadores apontam que o documento indica que Bolsonaro cogitou deixar o país para evitar a aplicação de sanções judiciais.

O relatório da PF destaca que o ex-presidente chegou a informar ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, que viajaria para a Argentina entre 7 e 11 de dezembro de 2023, dois meses antes da última edição do arquivo.

Indiciamento por coação no processo

Além da descoberta do rascunho, Bolsonaro e o filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), foram indiciados pela PF por coação no curso do processo que apura a tentativa de golpe de Estado. A investigação aponta que os dois atuaram para pressionar ministros do Supremo Tribunal Federal e parlamentares com o objetivo de influenciar decisões judiciais e políticas.

As mensagens e áudios recuperados dos celulares de Bolsonaro revelam articulações para obter apoio internacional, incluindo contatos de Eduardo Bolsonaro com aliados nos Estados Unidos. Em conversas, ele pedia que o pai se manifestasse publicamente em favor do ex-presidente Donald Trump e sugeria estratégias para tentar barrar ações do STF.

Segundo a PF, os elementos coletados reforçam que Bolsonaro possuía um plano de evasão do Brasil e articulava formas de evitar possíveis prisões relacionadas às investigações sobre os atos antidemocráticos.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/bolsonaro-redigiu-rascunho-de-pedido-de-asilo-politico-na-argentina-e-citou-risco-de-prisao-aponta-pf/