
Internado desde a tarde de sexta-feira (11) em Natal, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) será transferido para Brasília neste sábado (12) em uma UTI aérea. A informação foi confirmada pelo senador Rogério Marinho (PL-RN), que visitou Bolsonaro pela manhã no Hospital Rio Grande, onde ele permanece sob cuidados médicos.
“Um avião deve estar chegando nas próximas horas, a partir de 13h30, ou 14h. Esse avião é uma UTI móvel que deverá levá-lo até Brasília”, afirmou Marinho. Segundo o parlamentar, Bolsonaro será levado ao Hospital DF Star, onde passará por novos exames e, eventualmente, uma nova cirurgia poderá ser indicada.
“O presidente está bem, lúcido, estável, está tranquilo, estabilizado. A equipe médica que o acompanha também muito segura do quadro do presidente”, disse o senador. “Eles entenderam que há necessidade de deslocá-lo para Brasília”, completou.
Bolsonaro deu entrada no Hospital Rio Grande após sentir fortes dores abdominais durante um evento do PL na cidade de Tangará, a cerca de 100 km de Natal. Inicialmente atendido no Hospital Municipal Aluízio Bezerra, em Santa Cruz, foi estabilizado e levado de helicóptero a Natal. Ele chegou ao Hospital Rio Grande às 11h10 da manhã de sexta.
Em publicação nas redes sociais, Bolsonaro compartilhou uma foto no leito hospitalar e afirmou ter sido diagnosticado com uma complicação no intestino delgado, problema decorrente da facada sofrida durante a campanha de 2018. Desde então, o ex-presidente já passou por quatro cirurgias relacionadas ao atentado.
O boletim médico divulgado ainda na sexta indicava “quadro de distensão abdominal e dor”, com alimentação por sonda, além de estabilidade nos parâmetros vitais. Exames de imagem com contraste estavam previstos para avaliar com mais precisão a situação clínica.
De acordo com a direção do hospital, por segurança, um andar inteiro foi reservado para o ex-presidente. “A prerrogativa do cargo impõe esse tipo de medida sem nenhum prejuízo ao funcionamento do hospital”, afirmou um representante da instituição.
Com a internação, Bolsonaro cancelou sua agenda no estado, que incluía visitas a municípios e obras financiadas durante seu governo. A previsão é que novas atualizações sobre seu estado de saúde sejam divulgadas após a chegada a Brasília.
Com informações do g1.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/bolsonaro-sera-transferido-para-brasilia-em-uti-aerea-apos-internacao-no-rio-grande-do-norte/