20 de setembro de 2024
Compartilhe:

Jair Bolsonaro (PL) vai tentar um “último esforço”, na próxima semana, a última antes das eleições municipais, para tentar levar Alexandre Ramagem (PL) ao segundo turno da disputa pela prefeitura do Rio. Bolsonaro estará na capital fluminense entre os dias 1 e 6 de outubro, quando fará agendas diárias ao lado do aliado.

Ele também planeja reforçar a campanha de outros candidatos da Região Metropolitana do Rio, mas o foco será marcar presença em eventos ao lado de Ramagem. O nome do PL na capital fluminense tenta evitar uma vitória em primeiro turno de Eduardo Paes (PSD), como apontam pesquisas de intenção de voto.

Em outra frente, a campanha do bolsonarista, que o apresentou ao público e elencou a segurança pública como principal mote de campanha, passará a trabalhar a “desconstrução” da imagem de Paes.

O programa eleitoral de Ramagem vai focar na associação entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Paes em uma estratégia que visa à nacionalização do debate, do qual Paes tem fugido. Na visão dos estrategistas de Ramagem, esta é a única possibilidade de desgastar a imagem do adversário.

Nas últimas duas semanas de campanha, a estratégia bolsonarista passará também pelo envio de mensagens por Whatsapp definindo o postulante como “o único candidato da direita no Rio”. A intenção é afastar esta fatia do eleitorado do apoio a Paes.

Por ser o berço do bolsonarismo, o Rio é considerado um colégio eleitoral fundamental para os planos eleitorais da direita. Por isso, uma derrota em primeiro turno seria considerada simbólica.

Para alinhar as estratégias, Ramagem esteve nesta segunda-feira em Brasília, onde teve reuniões com Bolsonaro, além de gravar programas eleitorais juntos. Na avaliação da equipe, a campanha tem dificuldades para engrenar, em parte, pelo pouco traquejo de Ramagem. Logo, a associação a Bolsonaro deve ser trabalhada em várias frentes.

— Vim a Brasília cumprir compromissos e debater o crescimento da campanha com Bolsonaro. Ele estará no Rio entre o dia 1 e o dia 6 de outubro — afirmou Ramagem.

Bolsonaro também gravou programas com outros nomes do Rio que tentam o Executivo municipal, Penha Bernardes (PL), candidata em Araruama; Zé Willians (PL), que tenta a prefeitura de São Fidélis; Luís Furlani (PL), que se candidata em Barra Mansa; e Wiltinho Delaroli (PL), de Rio Bonito.

Com informações de O Globo.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/bolsonaro-vai-tentar-ultimo-esforco-para-alavancar-ramagem-na-reta-final-da-campanha-e-evitar-derrota-no-primeiro-turno/