11 de setembro de 2025
Bolsonaro: Vereadores se manifestam nas redes sobre votação no STF
Compartilhe:

A formação de maioria no Supremo Tribunal Federal (STF) para condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro por envolvimento em trama golpista, nesta quinta-feira (11), causou reações na Câmara do Rio. Nas redes sociais, parlamentares contrários ao ex-mandatário, sobretudo da esquerda e da base do governo Lula, comemoraram a decisão. A bancada bolsonarista, por outro lado, classificou o julgamento como injusto e parcial.

Entre os favoráveis à condenação, Monica Benício (Psol) celebrou com um meme gerado por inteligência artificial, mostrando o ministro Alexandre de Moraes, relator do processo, tomando uma garrafa de “xandão”. “STF forma maioria para condenar Bolsonaro. Já pode abrir o Xandon?”, escreveu a vereadora.

Parte da Casa, parte do Executivo, a petista Tainá de Paula (PT) também celebrou a decisão. Base do governo Lula, a secretária de Meio Ambiente de Paes afirmou que os motivos para celebrar a condenação vão desde as mortes na pandemia, a qual atribui ao ex-presidente, ao caso do tarifaço, justificado por Trump como forma de apoio a Bolsonaro. “A condenação não é apenas sobre o 8 de Janeiro”.

“Maior injustiça de todos os tempos”

Do outro lado do espectro, parlamentares ligados ao ex-presidente, sobretudo do PL, saíram em sua defesa. Rogério Amorim (PL) postou uma imagem com os dizeres: “Injustiça! Não roubou! Não atentou contra a nação! A maior injustiça de todos os tempos!”. 

Na mesma linha, Rafael Satiê (PL) gravou um vídeo em frente a um grande quadro de Bolsonaro, afirmando que o voto dos ministros foi parcial, exceto o de Fux, o único a ir contra a condenação. “Julgamento totalmente político e nada jurídico. O ministro Luiz Fux foi o único juiz que mostrou um voto contrário, mostrando a tecnicidade do seu voto”, disse.

Talitha Galhardo (PSDB) também saiu em defesa do ex-presidente. “Sei diferenciar muito bem vagabundos e pessoas de bem. Notícia triste para o país. Aos que estão comemorando, bem, só posso lamentar muito”.

Entenda o julgamento

Com o voto do ministro Cristiano Zanin nesta quinta-feira, a Primeira Turma do STF formou uma maioria de 4 a 1 para condenar Jair Bolsonaro e outros sete réus por crimes que incluem a articulação de um golpe de Estado. O único a divergir foi o ministro Luiz Fux. Segundo o voto de Zanin, os réus formaram uma “organização criminosa estável” com o objetivo de “romper com o Estado Democrático de Direito”. O processo agora segue para a fase de dosimetria, onde as penas serão definidas.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/bolsonaro-vereadores-se-manifestam-nas-redes-sobre-votacao-no-stf-para-condenar-ex-presidente/