25 de novembro de 2024
Boulos critica como lamentáveis declarações de Maduro sobre urnas brasileiras:
Compartilhe:

O candidato do Psol à prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos, criticou nesta quarta-feira (24) a declaração do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, que afirmou que as urnas brasileiras não são auditadas.

— Lamentável, demonstra o desconhecimento dele sobre o sistema eleitoral brasileiro — disse Boulos.

Em 2018, durante sua candidatura à presidência, Boulos comentou que há “problemas políticos na Venezuela, tanto na forma de governar quanto na forma como a oposição é tratada”. No entanto, ele acrescentou que “o governo Maduro foi eleito, não é uma ditadura”.

Dois anos depois, ao concorrer pela primeira vez à prefeitura de São Paulo, Boulos afirmou que “nem Cuba e nem Venezuela são modelos de democracia”.

A declaração de Maduro, questionando o sistema eleitoral brasileiro de forma semelhante ao que fez Jair Bolsonaro (PL) na eleição de 2022, ocorreu durante um comício na noite de terça-feira e madrugada de quarta. O presidente venezuelano não apenas criticou o processo eleitoral no Brasil, mas também nos EUA e na Colômbia, países amplamente considerados democráticos.

— Temos o melhor sistema eleitoral do mundo. Há 16 auditorias. Eles fazem uma auditoria, como vocês sabem, em 54% das mesas. Em que outra parte do mundo isso ocorre? Nos EUA? O sistema eleitoral é inauditável. No Brasil? Não auditam nenhum registro. Na Colômbia, não auditam nenhuma ata. Na Venezuela, auditamos no momento, na mesa — declarou Maduro.

Boulos foi questionado sobre a fala de Maduro após uma audiência com a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carmen Lúcia.

— Nós pedimos a audiência com a presidente do TSE por preocupação com o avanço das mentiras nas eleições municipais, particularmente em São Paulo, que é a principal eleição do Brasil. Antes mesmo de começar a campanha oficial, já sofremos uma série de ataques e mentiras.

O candidato também expressou receio sobre o uso de deep fakes produzidas por inteligência artificial na eleição. Segundo Boulos, Carmen Lúcia afirmou que medidas cabíveis estão sendo tomadas, incluindo a preparação de orientações a serem enviadas aos tribunais regionais.

Com informações de O Globo.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/boulos-critica-como-lamentaveis-declaracoes-de-maduro-sobre-urnas-brasileiras-desconhecimento-sobre-nosso-sistema-eleitoral/