21 de setembro de 2024
Compartilhe:

O uso do amarelo e azul nas obras realizadas pela Prefeitura de Cabo Frio está causando polêmica. Adversários da prefeita Magdala Furtado (PV), que concorre à reeleição, acusam o governo municipal de vincular as obras às cores que seriam utilizadas na campanha eleitoral de Magdala. Pré-candidatos a vereadores do grupo da prefeita, segundo opositores, vêm utilizando sutilmente as mesmas cores em materiais de pré-campanha.

A pintura nas novas cores começou a ser utilizada este ano, nas obras e reformas de prédios realizadas pela administração municipal. Magdala Furtado assumiu a prefeitura em julho do ano passado, após a morte do prefeito José Bonifácio (PDT), de quem era vice. Ela era do PL mas foi para o PV para concorrer à reeleição.

O problema, segundo opositores, é que duas leis municipais, uma de 1989 e outra de 2022, determinam que os bens móveis e imóveis da prefeitura devem ter as cores azul e branco, predominantes na bandeira do município. A pintura só pode ser alterada se o imóvel tiver exigências de cores especiais por normas nacionais e interacionais ou for tombado como patrimônio histórico e cultural.

Para o candidato a prefeito do Partido Novo, o engenheiro Fernando Luiz Cardoso, o uso das cores não tem justificativa. Ele ficou indignado principalmente com a o uso na reforma da ponte Deputado Márcio Corrêa, sobre o canal Itajuru. “É um projeto que ganhou o Prêmio Talento Engenharia Estrutural, em 2005, justamente por ter um design único, que não agride visualmente as paisagens naturais e históricas no entorno”, explica Fernando. A cor cinza original do guarda-corpo foi substituída pelo azul e a parte interna do guarda-rodas, por amarelo. “É uma aberração”, afirma ele.

A assessoria da prefeitura alega que “a legislação municipal exige a presença das cores azul e branca com predominância, não exclusividade”. “Assim, não há nenhuma irregularidade na presença da cor amarela nas pinturas das fachadas das reformas e inaugurações, sendo certo que permanece a predominância das cores azul e branca.”, afirma a nota.

Além da ponte, outros prédios também receberam as cores azul e amarelo, como o PAM de São Cristóvão, as UBS do Monte Alegre, Porto do Carro, Caminho de Búzios e Reserva do Peró.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/cabo-frio-mudanca-de-cores-de-predios-da-prefeiura-as-vesperas-da-eleicaocausa-polemica/