
Caetano Veloso, Irene Ravache e outros artistas utilizaram as redes sociais nesta quarta-feira (17) para manifestar sua indignação com a aprovação, pela Câmara dos Deputados, da chamada PEC da Blindagem. A medida impede que deputados e senadores sejam investigados pelo Supremo Tribunal Federal sem a autorização prévia do Congresso.
Em entrevista ao portal Mídia Ninja, Caetano classificou a proposta como um atentado contra a democracia e fez um apelo para que a população ocupe as ruas. “A PEC da bandidagem que é o que é: PEC da bandidagem, tem que receber da sociedade brasileira uma resposta saudável, socialmente saudável. Uma manifestação de que grande parte da população brasileira não admite um negócio desse”, afirmou o artista. Ele também criticou a pressa na tramitação do projeto de anistia, aprovado em regime de urgência no mesmo dia.
A mobilização não se restringiu a Caetano. A cantora Anitta publicou em seus stories: “Não à PEC da bandidagem. Senadores, contamos com vocês”. Já Fernanda Abreu protestou com um cartaz que dizia: “Já imaginou o PCC e o Comando Vermelho dominando o Congresso Nacional e as Assembleias? A proposta permite, por exemplo, que só os políticos autorizem processos contra políticos”. Para Daniela Mercury, a medida representa um “abuso autoritário”.
Atos convocados pelo 342 Artes
A reação se estendeu ao coletivo 342 Artes, fundado por Paula Lavigne em 2017, que convocou manifestações para este domingo, 21 de setembro, em várias capitais. Os protestos estão marcados para as 14h em pontos simbólicos como a fachada do Masp, em São Paulo, e a Boca Maldita, em Curitiba. Também haverá ato no Rio de Janeiro , marcado para as 14h no Posto 5, em Copacabana.

A expectativa é de que artistas, ativistas e movimentos sociais se unam para dar visibilidade à insatisfação com a PEC da Blindagem e pressionar o Senado, que agora analisará a proposta.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/caetano-velososo-e-outros-artistas-protestam-contra-pec-da-bandidagem-atos-sao-convocados-para-domingo-videos/