18 de agosto de 2025
TRE de Goiás derruba por unanimidade decisão que tornou Caiado
Compartilhe:

Em entrevista ao Estúdio i, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), afirmou que nenhum governador precisa depender da escolha do ex-presidente Jair Bolsonaro para se colocar como pré-candidato nas próximas eleições. Para Caiado, “todos nós somos pré-candidatos”, e, conforme ele mesmo destacou, “nenhum outro candidato, neste momento, vai criar uma situação de cancelamento de outras pré‑candidaturas”.

Segundo o governador, “o jogo político é por aí. Você não tem reserva de mercado, só pode ser A, só pode ser B. Todos que quiserem se colocar no jogo podem se colocar. Esse é o jogo democrático. Quem tiver mais competência e mais capacidade de voto, que chegue ao 2º turno”. Com essas palavras, ele reforça a ideia de um processo eleitoral aberto, competitivo e baseado em mérito e apoio popular.

Comentários sobre o post de Carlos Bolsonaro

Ainda durante a entrevista, Caiado comentou a publicação do vereador Carlos Bolsonaro (PL‑RJ), que chamou de “ratos” os governadores de direita que se distanciaram de Bolsonaro. Para o governador de Goiás, essa manifestação foi um “desabafo”:

“Entendo esse desabafo e esse desespero de um filho que vê um pai, querendo ou não, numa prisão domiciliar sem sequer ser julgado” .

Espaço aberto para novas lideranças

A fala de Caiado sinaliza que a direita não se mantém unida de forma automática, especialmente se segmentos tradicionais, como a base bolsonarista, demonstrarem impaciência ou descontentamento. Isso reforça a noção de um campo político em rediscussão, com espaço para novas lideranças que não dependam do carimbeamento político de figuras emblemáticas como Bolsonaro.

Ao mencionar o “jogo democrático”, Caiado posiciona-se como defensor de uma disputa aberta e plural, ainda que essa retórica também possa ter o propósito de modular tensões dentro do próprio campo conservador.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/caiado-diz-que-governadores-nao-dependem-de-escolha-de-bolsonaro-para-se-lancarem-candidatos/