19 de setembro de 2025
Câmara vai punir bolsonaristas por motim contra Hugo Motta
Compartilhe:

A Câmara dos Deputados adotará medidas disciplinares contra os parlamentares envolvidos no motim contra o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB). As punições variam de suspensões temporárias a censuras por escrito, dependendo do grau de participação no episódio, informa Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo.

O corregedor, deputado Diego Coronel (PSD-BA), enviou a representação contra os parlamentares ao Conselho de Ética, e, segundo a colunista, há maioria para acatá-la.

O corregedor da Câmara, deputado Diego Coronel (PSD-BA), encaminhou representação ao Conselho de Ética contra os acusados, que agora passam a responder formalmente pelo ato de insubordinação. Entre os punidos estão nomes de destaque do PL, como o líder da bancada, Sóstenes Cavalcante (RJ), além de Nikolas Ferreira (MG), Bia Kicis (DF) e Carlos Jordy (RJ).

Suspensão mais dura para Pollon

A pena mais severa recaiu sobre o deputado Marcos Pollon (PL-MS), que ficará afastado por 120 dias. Ele foi acusado de ocupar a cadeira da presidência durante a confusão e de ofender Hugo Motta com ataques pessoais. Pollon chegou a afirmar em discurso exaltado: “A anistia está na conta da p… do Hugo Motta. Nós queremos colocar o povo para enfrentar o Alexandre de Moraes, mas nós não podemos peitar o bosta do Hugo Motta, um baixinho de 1,60m”. O comentário, além de agressivo, era inverídico: Motta tem 1,80m.

Outros suspensos e advertidos

Também receberão suspensões de 30 dias Marcel Van Hattem (Novo-RS) e Zé Trovão (PL-SC), ambos apontados como organizadores ruidosos do motim. Já os demais envolvidos terão apenas censura escrita, que funciona como advertência formal e pode levar a punições automáticas em caso de reincidência.

Entre os advertidos estão Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), Nikolas Ferreira (PL-MG), Júlia Zanatta (PL-SC), Zucco (PL-RS), Allan Garcês (PP-MA), Caroline De Toni (PL-SC), Marco Feliciano (PL-SP), Domingos Sávio (PL-MG), Bia Kicis (PL-DF), Carlos Jordy (PL-RJ) e Paulo Bilynskyj (PL-SP).

A lista de punidos e as sanções:

Veja a lista completa dos deputados que serão punidos:

1) Sóstens Cavalcante (PL/RJ), Nikolas Ferreira (PL/MG), Zucco (PL/RS), Allan Garcês (PP/MA), Caroline De Toni (PL/SC), Pr. Marco Feliciano (PL/SP), Domingos Sávio (PL/MG), Marcel van Hattem (NOVO/RS), Zé Trovão (PL/SC), Bia Kicis (PL/DF) e Carlos Jordy (PL/RJ): censura escrita.

2) Júlia Zanatta: censura escrita.

3) Marcos Pollon: suspensão do exercício do mandato por 120 dias.

4) Marcel van Hattem: suspensão do exercício do mandato por 30 dias.

5) Zé Trovão: suspensão do exercício do mandato por 30 dias.

6) Paulo Bilynskyj: censura escrita.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/camara-decide-punir-deputados-por-motim-contra-hugo-motta/