21 de setembro de 2024
Compartilhe:

Marcos Pereira, presidente nacional do Republicanos e candidato à sucessão de Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara dos Deputados, tornou-se alvo de críticas de parlamentares bolsonaristas após defender a aprovação do projeto de lei das redes sociais, atualmente em tramitação na Casa. Durante evento do Lide em Nova York, nos Estados Unidos, nesta quinta-feira (16), Pereira reafirmou seu compromisso com a pauta.

“O Parlamento é o guardião da democracia, da segurança jurídica e do ambiente de negócios. Hoje, como primeiro vice-presidente da Câmara, sigo comprometido para que as propostas em apreciação possam ser aprovadas, como a regulamentação da inteligência artificial e das redes sociais, para combater fake news — afirmou.

A afirmação provocou forte reação entre parlamentares alinhados com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em uma audiência no mesmo dia, Gilvan da Federal (ES) criticou Pereira, chamando-o de “capacho do Lula”. “Eu não voto em capacho desse Lula. Deputado Marcos Pereira, sou deputado novato, mas o senhor não tem meu voto,” disse Gilvan.

Nas redes sociais, a oposição ao posicionamento de Pereira ganhou força. Júlia Zanatta (SC) afirmou que quem apoia o projeto “não pode ser presidente da Câmara”. Deputados como Luiz Philippe de Orleans e Bragança (SP) e Gustavo Gayer (GO) expressaram opiniões semelhantes. “Líder do Republicanos é favorável a um PL que aumenta impostos e ainda financia pautas como ideologia de gênero, aborto e todo o resto da esquerda. Quem votar a favor desse PL não poderá ser presidente da casa,” declarou Gayer.

Com a maior bancada da Câmara, o PL ainda não definiu sua posição nas eleições para a presidência da Câmara, previstas para o próximo ano. Nos bastidores, o partido tem mantido conversas com Elmar Nascimento (União Brasil-BA), mas também considera lançar uma candidatura própria com o líder da bancada, Altineu Côrtes (RJ).

Além de Pereira e Nascimento, Antonio Brito (PSD-BA) e Isnaldo Bulhões (MDB-AL) também se posicionaram como candidatos à sucessão de Arthur Lira.

Com informações de O Globo

Fonte: https://agendadopoder.com.br/candidato-a-presidencia-da-camara-marcos-pereira-e-atacado-por-bolsonaristas-depois-de-apoiar-regulamentacao-das-redes-sociais/