
A cantora e compositora maranhense Rita Benneditto será homenageada com o Diploma Ruth Souza, em reconhecimento à sua trajetória na valorização da cultura afro-brasileira. O projeto de resolução que concede a honraria foi aprovado em discussão única, nesta quarta-feira (6), na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). A iniciativa é da deputada Renata Souza (Psol).
A homenagem celebra o trabalho da artista como referência musical e cultural no resgate e na afirmação das tradições de matriz africana no Brasil. A artista nasceu no município de São Benedito do Rio Preto, no Maranhão, mas foi em São Luís que iniciou sua relação com a música ao participar do coral de uma igreja local.
A partir de 1989, já em São Paulo, Rita aprofundou seus estudos em música e começou a construir sua carreira na cena cultural paulistana. Em 1997, lançou seu primeiro álbum, Rita Ribeiro, produzido por Mário Manga e Zeca Baleiro. O disco marcou sua estreia fonográfica e a projetou nacionalmente, abrindo portas para apresentações em todo o país.
Em 2000, idealizou o projeto Tecnomacumba, trabalho considerado um marco por reunir elementos da umbanda, do candomblé e do tambor de mina em apresentações que combinam tradição e inovação musical.
Em 2022, sua importância simbólica foi reconhecida também no carnaval carioca, quando Rita foi representada em um dos carros alegóricos da escola de samba Grande Rio, no enredo que homenageou Exu.
“A concessão do Diploma Ruth Souza a essa importante artista reforça o reconhecimento institucional a música de matriz africana como ferramenta de afirmação identitária e resistência cultural”, avalia a deputada Renata Souza.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/cantora-rita-benneditto-sera-homenageada-na-alerj-por-sua-contribuicao-a-cultura-afro-brasileira/