Carlos Bolsonaro, o filho 02 do ex-presidente Jair Bolsonaro, e vereador mais votado na última eleição municipal, presidiu a sessão de posse na Câmara Municipal do Rio nesta quarta-feira (1º). Durante a cerimônia, ele destacou sua experiência de 24 anos como parlamentar e desejou sorte aos colegas na nova legislatura.
Um dos momentos marcantes da solenidade ocorreu quando Mônica Benício foi chamada para assinar o livro de posse e foi aplaudida, surpreendentemente, até pelo próprio Carlos Bolsonaro.
Apesar do gesto, os dois não mantêm diálogo no dia a dia da Câmara. Antes de formalizar sua assinatura, Mônica disse ao microfone: “Marielle presente”, uma homenagem à sua companheira, Marielle Franco, assassinada em 2018. A declaração foi novamente aplaudida pelos colegas, incluindo o filho 02 do ex-presidente Jair Bolsonaro
“Não estou aqui para dar nenhuma lição de moral para quem quer que seja. Queria deixar claro que ninguém aqui é inimigo, somos adversários políticos. Completo 24 anos como vereador, desde os 18 anos de idade”, afirmou antes de suspender a sessão para a eleição da mesa diretora.
A Câmara do Rio teve uma renovação recorde na última eleição, de 45%. Ao todo, 23 novos vereadores tomaram posse nesta manhã. Entre os estreantes estão Rick Azevedo, eleito com a bandeira da escala 6 por 1, e Leniel Borel, pai do menino Henry Borel, cuja morte em 2021 teve grande repercussão nacional.
.Após a posse, foi realizada a votação para a eleição da mesa diretora para o biênio 2025-2026. A chapa única foi eleita, composta por Carlo Caiado (PSD) como presidente, Willian Coelho (DC) como 1º vice-presidente, Tânia Bastos (Republicanos) como 2ª vice-presidente, Rafael Aloisio Freitas (PSD) como 1º secretário, Paulo Messina (PL) como 2º secretário, Átila Nunes (PSD) como 1º suplente, e Tainá de Paula (PT) como 2ª suplente. Caiado vai permanecer no cargo por mais dois anos.
Durante a solenidade, que durou cerca de uma hora, os 51 parlamentares prometeram respeitar as leis e desempenhar o mandato com retidão. A cerimônia seguiu um clima formal e respeitoso, com momentos de descontração e aplausos destacados para alguns vereadores.
Entre os mais aplaudidos estavam Leniel Borel, pai de Henry Borel, eleito para seu primeiro mandato, e Carlo Caiado, presidente reeleito da Casa. A chamada para assinatura do juramento seguiu ordem alfabética, com exceção de Zico (Antônio José Papera de Azevedo), que “furou fila” e foi o primeiro a assinar. Carlo Caiado precisou ficar na ponta dos pés para alcançar o livro, enquanto Cesar Maia participou de forma remota.
A frase “assim, eu o prometo” – dita pouco antes da assinatura do termo de posse – foi personalizada por alguns parlamentares. Thaís Ferreira acrescentou: “Fé nas crianças”, enquanto Inaldo Silva declarou: “Para a glória do meu Senhor Jesus”.
Com informações de O Globo
Fonte: https://agendadopoder.com.br/carlos-02-bolsonaro-surpreende-e-aplaude-monica-benicio-viuva-de-marielle-ao-presidir-sessao-de-posse-na-camara-municipal-do-rio/