2 de agosto de 2025
Cármen Lúcia exalta atuação de Moraes nas eleições e diz
Compartilhe:

Na abertura do segundo semestre do calendário da Justiça Eleitoral, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, ressaltou a relevância histórica do ministro Alexandre de Moraes na condução das eleições de 2022. Em um discurso breve, mas simbólico, a magistrada afirmou que o papel de Moraes “será sempre lembrado”, referindo-se ao momento de “extrema dificuldade” vivido pelo país durante o último pleito.

A sessão, realizada nesta quinta-feira (1º), marcou a retomada das atividades do TSE após o recesso de julho. Apenas três dos onze ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) discursaram, sendo Cármen Lúcia a única a mencionar diretamente o nome de Moraes. A ministra abriu os trabalhos com uma fala institucional, mas incluiu menções contundentes ao respeito às instituições e à soberania das leis brasileiras.

“Essa Justiça Eleitoral segue fazendo o seu dever: observar e aplicar a Constituição do Brasil, as leis da República Brasileira, como fizeram os magistrados que nos antecederam nestas cadeiras”, declarou Cármen Lúcia.
“Aqui faço uma ênfase especial a quem sucedo na presidência, o ministro Alexandre de Moraes, cujo papel na história será sempre lembrado, especialmente na atuação nas eleições de 2022”, completou.

Discursos contidos e ambiente político

A sessão foi marcada por sobriedade. Além de Cármen Lúcia, os ministros Kassio Nunes Marques e André Mendonça — ambos indicados por Jair Bolsonaro — participaram sem fazer pronunciamentos sobre o contexto político. O silêncio da maioria foi interpretado nos bastidores como uma tentativa de evitar tensões, principalmente após o recente episódio de sanções unilaterais impostas pelo governo Donald Trump a Moraes.

Apesar de não mencionar diretamente as sanções americanas, Cármen Lúcia reforçou a autonomia do Judiciário brasileiro e a legitimidade das decisões da Justiça Eleitoral. “Essa Justiça Eleitoral segue trabalhando com tranquilidade, ética, imparcialidade e independência, agora de forma muito mais objetivada, focando as eleições de 2026”, afirmou.

Posse de novos ministros

Logo após o discurso de abertura, foi realizada a cerimônia de posse dos novos ministros Floriano de Azevedo Marques e Estela Aranha, que passaram a integrar o TSE nas vagas destinadas à advocacia. Com isso, a composição da Corte Eleitoral segue com três ministros do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois advogados.

A presença de Moraes, ainda que discretamente destacada, sinaliza sua centralidade no enfrentamento de ataques antidemocráticos e no fortalecimento do processo eleitoral brasileiro. A atuação firme do ministro tem sido alvo de críticas de setores bolsonaristas, mas também recebeu apoio de colegas de Corte, como o ministro Luís Roberto Barroso, que recentemente reforçou a independência do Judiciário diante de “interferências, venham de onde vierem”.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/carmen-lucia-exalta-atuacao-de-moraes-nas-eleicoes-e-diz-que-sera-lembrado-na-historia/