
Se por aqui, a palavra transição vem causando grandes turbulências políticas, especialmente após o governador em exercício, Rodrigo Bacellar (União), ter exonerado o secretário de Transportes, Washington Reis (MDB), em Portugal o foco é outro. Durante sua participação no XIII Fórum de Lisboa, o titular da posição, Cláudio Castro (PL), também falou sobre mudanças, mas voltadas para a energia.
Ainda sem manifestar publicamente sobre o embate entre Bacellar e Reis, Castro apresentou nesta sexta-feira (4), em Portugal, os principais projetos sustentáveis em andamento no Estado do Rio de Janeiro, durante o XIII Fórum de Lisboa. O evento, realizado na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, reúne lideranças políticas, acadêmicas e representantes da sociedade civil de diversos países para discutir os desafios da sustentabilidade no mundo contemporâneo.
Castro foi um dos palestrantes do painel “Cidades em transformação – sustentabilidade na Era Inteligente”, que debateu caminhos para tornar as cidades mais resilientes, sustentáveis e tecnológicas. Ao lado de prefeitos, representantes de urbanismo e do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, o governador destacou iniciativas que unem preservação ambiental, inovação e desenvolvimento econômico no estado.
“O estado do Rio apresenta grandes ações sustentáveis como o Programa Limpa Rio, que já retirou mais de 14 milhões de metros cúbicos de resíduos em rios e canais. Com foco na economia, digitalizamos mais de 10 milhões de processos, reduzindo a emissão de CO2. O estado também atua forte na transição energética, sendo destaque na geração de energia limpa”, afirmou Cláudio Castro durante sua intervenção.
O Programa Limpa Rio, uma das principais vitrines do governo fluminense, tem como objetivo a desobstrução de rios e canais, prevenindo enchentes e melhorando a qualidade da água. Já a digitalização de processos administrativos visa tornar a máquina pública mais eficiente e menos poluente, com impacto direto na redução das emissões de carbono.
Outro ponto ressaltado por Castro foi o protagonismo do Rio de Janeiro na chamada transição energética. O estado tem apostado em fontes renováveis e em projetos de inovação para atrair investimentos e posicionar-se como referência em sustentabilidade no Brasil. O XIII Fórum de Lisboa, que ocorre de 2 a 4 de julho, é promovido pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), pelo Lisbon Public Law Research Centre, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e pela FGV Justiça. O evento é reconhecido por reunir especialistas e líderes mundiais para debater temas como meio ambiente, justiça, cidades inteligentes e inovação tecnológica.
LEIA TAMBÉM:
Fonte: https://agendadopoder.com.br/castro-destaca-transicao-no-rio-durante-o-forum-de-lisboa/