4 de setembro de 2025
‘Já era algo previsto’ – Agenda do Poder
Compartilhe:

O cenário político do Rio de Janeiro ganhou novos contornos nesta quarta-feira (3), após a prisão do deputado estadual suplente Tiego Raimundo dos Santos Silva, conhecido como TH Joias, acusado de envolvimento em tráfico internacional de drogas, corrupção, lavagem de dinheiro e fornecimento de armas ao Comando Vermelho. Com a prisão, a vaga na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) será ocupada por Rafael Picciani (MDB), que deixa a Secretaria de Esportes do governo estadual.

A mudança foi oficializada em edição extraordinária do Diário Oficial, publicada ontem, onde o governador Cláudio Castro (PL) publicou a exoneração de Picciani do cargo que ocupava desde o início da gestão. Com isso, por determinação do goverador, o agora ex-secretário reassume seu mandato de deputado estadual.

A volta de Picciani à Alerj tem efeito imediato e altera a situação jurídica de TH Joias. Isso porque, enquanto ocupava o mandato, qualquer prisão do parlamentar dependeria de autorização da Casa. Sem o cargo, ele volta à condição de cidadão comum e responde ao processo sem a proteção do foro parlamentar.

Na mesma publicação do Diário Oficial, Castro designou o subsecretário Rodrigo Dantas Scorzelli para responder interinamente pela Secretaria de Esportes. Ainda não há definição sobre quem será nomeado de forma definitiva para comandar a pasta.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/castro-publica-exoneracao-e-picciani-assume-vaga-de-deputado-apos-prisao-de-th-joias/