7 de fevereiro de 2025
Castro vai discutir derrubada dos vetos do Propag com Motta
Compartilhe:

O governador Cláudio Castro (PL) se reuniu nesta sexta-feira com os governadores de Minas gerais, Romeu Zema (Novo), e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), além de representantes dos estados de São Paulo e Goiás, para tratar da derrubada dos vetos do presidente Lula ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag). Após o encontro, que contou com a presença do presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar (União), Castro afirmou que o próximo passo será discutir o tema com os novos presidentes da Câmara e do Senado, Hugo Motta (Republicanos) e Davi Alcolumbre (União), em Brasília.

“Esse programa assegura a renegociação da dívida dos Estados com a União em condições mais justas e sustentáveis. Mas os vetos impostos pelo Governo Federal inviabilizam o pagamento e colocam em risco investimentos essenciais, como Segurança, Saúde e Educação. O presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, também participou do encontro e apoia a nossa luta. Nos próximos dias, vamos voltar a discutir sobre essa pauta fundamental para os governos com os presidentes da Câmara e do Senado, Hugo Motta e Davi Alcolumbre, em Brasília”, afirmou Castro, que acrescentou:

“A colaboração entre os estados é mais importante do que nunca para garantir a recuperação fiscal e a justiça na renegociação da dívida pública”.

Para o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, é preciso que os estados tenham sustentação das condições fiscais para poder investir em áreas como segurança, saúde e educação.

“É um pagamento longo e a gente quer sustentação das condições fiscais dos nossos estados para podermos ser fortes naquilo que é mais importante, como segurança, saúde, na educação para nossa população. Estamos juntos articulando para que a gente possa atender os estados que são as maiores economias do Brasil, com força, com fôlego para ajudar ainda mais o Brasil”, afirmou o gaúcho.

Romeu Zema, governador de Minas, cobrou uma solução definitiva para o tema e citou os altos juros praticados no Brasil para cobrar um tratamento adequado os estados.

“Nós queremos uma solução definitiva, não quero que o meu sucessor tenha, como nós aqui tivemos, essa dor de cabeça. E o Brasil, como é o país dos juros altos, se não tiver um tratamento adequado para os estados, onde a arrecadação não sobe de acordo com esse serviço da dívida, nós nunca teremos uma solução definitiva. E o que nós queremos é isso, por um ponto final nessa questão que se arrasta há décadas”, ressaltou Zema.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/castro-vai-discutir-derrubada-dos-vetos-do-propag-com-motta-e-alcolumbre-em-brasilia/