21 de agosto de 2025
Chico Machado muda discurso e elogia promoção de major Tales
Compartilhe:

O deputado Chico Machado (Solidariedade) usou a sessão desta quinta-feira (21) da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) para mudar o tom em relação ao secretário estadual de Polícia Militar, coronel Marcelo Menezes.

Antes crítico do comandante por não ter promovido o major Tales Borges, Machado passou a elogiá-lo após a publicação, no boletim interno da corporação, da promoção do oficial ao posto de tenente-coronel do 32º BPM (Macaé).

Segundo o parlamentar, Borges vem desempenhando um trabalho importante na região e merece o reconhecimento. A reviravolta ocorre após semanas de embates públicos, em que a base governista da Alerj vinha acusando Menezes de antecipar uma campanha política em busca de uma vaga no Legislativo estadual em 2026.

Brincadeiras em plenário

Durante sua fala, Chico Machado não escapou das provocações. Ao chamar o secretário pelo sobrenome, foi interrompido pelo presidente da Casa, Rodrigo Bacellar (União Brasil), que ironizou: “Coronel Menezes! O cerimonial dele disse que é coronel Menezes”.

O deputado rapidamente fez a correção, mas logo foi alvo de uma nova alfinetada de Alexandre Knoploch (PL), um dos mais críticos à atuação política do coronel. “Para 2026 a chapa já está fechada: Coronel Menezes para deputado federal e Chico Machado, para estadual”, disse.

Críticas anteriores

Machado havia sido um dos porta-vozes da insatisfação da base de Bacellar com a cúpula da PM. O deputado protestou contra a decisão do secretário de promover Leandro Matieli Gonçalves, chefe da Casa Civil do prefeito Eduardo Paes (PSD), que está há anos cedido à Prefeitura do Rio e não exerce comando em batalhão.

O deputado chegou a dizer que faria um requerimento de informações para questionar os critérios adotados pela corporação nas promoções. “Quero só saber quais são os critérios para a promoção de um major a tenente-coronel. Farei uma solicitação por escrito para saber porque uma promoção e não outra. Quais são os pré-requisitos”, declarou na ocasião.

A tensão também foi lida como reflexo da disputa política entre Rodrigo Bacellar e Eduardo Paes, já colocados como adversários na corrida pelo governo estadual em 2026. Machado aproveitou para reforçar sua posição.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/chico-machado-muda-discurso-e-elogia-promocao-de-major-tales-borges-na-pm/