A direção estadual do Cidadania entrou com ação na Justiça Eleitoral pedindo a perda do mandato do vereador de Mangaratiba Fernando Luiz Freijane, o Fernando do José Luiz do Posto (União), por suposta infidelidade partidária sem justa causa. A alegação é de que o vereador se desfiliou do partido em 06 de abril e, no mesmo dia, se filiou ao União Brasil fora do período da janela partidária
Fernando era 1º suplente do Cidadania e assumiu a vaga após a morte do vereador Davi dos Santos Farias, em acidente de carro na rodovia Rio Santos. A posse foi em junho, quando ele já estava filiado ao União Brasil. O vereador não foi encontrado para comentar o caso. O TRE mandou notificá-lo para apresentar defesa.
O Cidadania quer a decretação da perda do mandato de Fernando para que a vaga seja assumida por Pio Marques da Cruz, 2º suplente da chapa do partido. Pio Marques entrou com ação na Justiça Eleitoral para assumir o cargo mas o pedido foi negado. O TRE considerou que o tipo de ação não foi adequado e que caberia só ao partido pedir a vaga.
Fernando não consta como candidato à reeleição no sistema do TRE. Quem vai disputar uma vaga de vereador pelo União Brasil é seu irmão Kaio Luiz Peixoto Freijanes, com o nome na urna de Kaio do José Luiz do Posto.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/cidadnia-pede-a-justica-eleitoral-perda-do-mandato-de-vereador-de-mangaratiba/