Com a situação dos futuros prefeitos ainda indefinidas pela Justiça Eleitoral, Natividade e Três Rios realizam hoje, quarta-feira (18), e amanhã, quinta-feira (19), as solenidades de diplomação dos eleitos em outubro com a presença apenas dos vereadores vitoriosos nas urnas. Em Natividade o ato será nesta quarta-feira, no Centro Social do Clube Lítero Esportivo, e em Três Rios na quinta-feira, no auditório do campus local da Universidade Federal Rural.
Se até o dia 1º de janeiro, data da posse dos eleitos, a situação sobre os prefeitos continuar indefimida caberá aos vereadores diplomados decidir quem comandará a prefeitura interinamente nas duas cidades em 2025, porque a função será exercida pelo futuro presidente da Câmara a ser eleito. A situação é semelhante em Itaguaí, onde os 11 vereadores eleitos foram diplomados na terça-feira (17).
Nas três cidades os prefeitos eleitos tiveram as candidaturas impugnadas e estão aguardando definição do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre os recursos que eles apresentaram para reverter a impugnação. Em Natividade o vitorioso foi Taninho (União) com 47,09 % dos votos; em Três Rios, o prefeito Joa (Republicanos) foi reeleito com 60,99 dos votos, e em Itaguaí, Dr Rubão (Podemos) também conseguiu se reeleger com 39,46 dos votos.
Se os três eleitos não conseguirem reverter as impugnações de suas candidaturas os eleitores de Natividade, Itaguaí e Três Rios terão de voltar às urnas para escolher um novo prefeito, em uma eleição suplementar a ser marcada pelo TSE após a definição final sobre os recursos que estão tramitando na Corte. Até lá, as prefeituras ficam no comando dos futuros presidentes das Câmaras, que poderão concorrer no cargo a prefeito na nova eleição.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/com-prefeitos-ainda-indefinidos-itaguai-natividade-e-tres-rios-diplomam-apenas-vereadores-eleitos/